• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Estado da Nação. Governo quer atrair companhias low cost para operar no país
Política

Estado da Nação. Governo quer atrair companhias low cost para operar no país

Discurso do primeiro-ministro mais virado para o futuro, tentou sobretudo destacar "o notável progresso" do país na recuperação do turismo após crise pandémica e relançar as esperanças num dos sectores mais críticos da sua administração: os transportes marítimos e aéreos. As operadores low cost surgem como "diversificação da oferta" no transporte aéreo, alternativa que poderá trazer tarifas mais acessíveis aos cabo-verdianos,

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje no parlamento, durante o debate sobre o Estado da Nação, o “notável” progresso alcançado pelo país na recuperação do sector do turismo após a crise provocada pela pandemia da covid-19.

Segundo o chefe do Governo, o turismo foi o sector mais afectado pela pandemia, porém, “surpreendentemente”, também foi o que “mais rapidamente” conseguiu se recuperar.

“O turismo recuperou para níveis superiores ao período antes da pandemia: 836 mil turistas em 2022”, disse, estabelecendo uma meta para o futuro do sector: alcançar 1,2 milhões de turistas até o ano 2026.

Ulisses Correia e Silva enfatizou ainda que o Governo continuará a investir na qualificação dos destinos turísticos de Sal e Boa Vista, bem como na promoção das outras ilhas como destinos alternatvos, valorizando as suas especificidades únicas.

No que diz respeito ao sector de transportes aéreos, o líder do Governo reconheceu os impactos devastadores que a pandemia teve sobre as companhias aéreas em todo o mundo, mencionando o golpe sofrido pela TACV em Cabo Verde.

“A empresa está-se a recuperar e a relançar a actividade. Um segundo avião, Boeing 737 Max 8, chegou ao país. Reforça a capacidade da empresa para a retoma das rotas Paris, Boston e Fortaleza. Vamos continuar a apostar na nossa companhia de bandeira”, anunciou.

Ulisses Correia e Silva também abordou a importância de diversificar as opções de transporte aéreo, trabalhando para atrair companhias low-cost para o país, a fim de oferecer alternativas de bilhetes a preços mais acessíveis.

Outro ponto destacado pelo primeiro-ministro foi a concessão da gestão dos aeroportos, um projecto que, disse, já está em andamento.

“Para além dos investimentos, pretende-se ter maior fluxo de aeronaves e passageiros, maior rendimento comercial dos aeroportos, maior promoção de Cabo Verde enquanto destino turístico e destino de investimento, com impacto positivo no crescimento da economia e no emprego”, disse.

No campo dos transportes marítimos interilhas, Ulisses Correia e Silva destacou os avanços conquistados após a concessão. Segundo ele, a regularidade, a previsibilidade e as frequências das ligações marítimas aumentaram significativamente.

O primeiro-ministro reiterou o compromisso de investir em barcos sustentáveis e adequados às condições do mar, buscando melhorar tanto o transporte de pessoas quanto o de bens e mercadorias.

“Com os investimentos previstos para aumentar a frota com barcos sustentáveis e adequados aos nossos mares, a qualidade de serviço irá melhorar quer nos transportes de pessoas, quer de bens e mercadorias”, acrescentou.

* Com Inforpress

Partilhe esta notícia