Universidade de Santiago pede reforço de bolsas para investigadores nacionais
Sociedade

Universidade de Santiago pede reforço de bolsas para investigadores nacionais

A professora da Universidade de Santiago (US) Isaura Furtado sublinhou hoje a importância do investimento contínuo na investigação científica e defendeu a necessidade de reforço de bolsas para investigadores nacionais, como forma de estimular a pesquisa académica.

A responsável falava à imprensa no âmbito do seminário “Morabeza PROLEDES: Intercâmbio, Educação, Língua(gem) e Africanidades em Cabo Verde” promovido pela US em parceria com o PROLEDES/Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus da Praia.

Com duração de dois dias, o evento constitui um espaço de diálogo e reflexão sobre as raízes, os cruzamentos e as conexões educacionais entre diferentes nações, a partir da partilha de experiências de seis investigadores brasileiros em mobilidade académica na US.

“Pretendemos fazer reflexões acerca das interculturalidades, do multiculturalismo, reflexões acerca da língua portuguesa, da língua cabo-verdiana, nos contextos do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa”, explicou.

Para Isaura Furtado, este intercâmbio com universidades brasileiras de renome é algo “extremamente importante” para a realidade cabo-verdiana e para o sistema do ensino universitário em Cabo Verde.

Na ocasião, sublinhou a importância do investimento contínuo na investigação científica, defendendo a necessidade de reforço de bolsas para investigadores nacionais, como forma de estimular a pesquisa académica.

“Precisamos investir um pouco mais nesta parte das bolsas para os nossos investigadores. O contrário existe de uma forma muito intensa”, realçou, citando como exemplo bolsas oferecidas pelo programa brasileiro CAPES, que incentiva a pesquisa académica.

Por sua vez, o representante dos intercambistas, Hefraim Costa, destacou a importância da troca de experiências com a Universidade de Santiago, avançando que vieram partilhar as experiências no ensino da língua e escrita, mas também receber contribuições da educação em Cabo Verde.

A mobilidade académica conta com financiamento do governo brasileiro, que apoia o desenvolvimento da pesquisa no âmbito do projeto PROLEDES, e esta é a primeira vez que o projeto estabelece parceria com Cabo Verde, tendo a Universidade de Santiago como ponto de partida.

O evento reuniu especialistas e investigadores de instituições de ensino superior de referência, nomeadamente a Universidade de Santiago, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a Universidade Federal do Maranhão.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.