
Carlos Almeida vai ser homenageado esta sexta-feira, 21, durante a 14ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts Boston, que se realiza sob o tema “Narrativas da Loucura e Saúde Mental na Literatura Lusófona”. O professor cabo-verdiano, que vai ser homenageado pelo conjunto da sua obra académica, é diretor do Luso Centro do Bristol Community College e é doutor em Literaturas e Culturas Lusófonas da University of Massachusetts, Amherst.
Nascido em Praia Branca, Tarrafal de São Nicolau, cresceu em São Vicente, onde fez os seus estudos secundários e, aos 21 anos, juntou-se à família em New Bedford, nos Estados Unidos da América, Carlos Almeida diretor do Luso Centro do Bristol Community College e doutor em Literaturas e Culturas Lusófonas, é homenageado esta sexta-feira, 21, durante a 14ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts Boston, pela sua contribuição em prol da língua portuguesa e dos estudos lusófonos.
A 14.ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts Boston acontece este sábado no Campus Center da UMass Boston, sob o tema “Narrativas da Loucura e Saúde Mental na Literatura Lusófona”.
Aproximar culturas, vozes e identidades unidas pela língua portuguesa é o objetivo da conferência que vai já na sua 14ª edição e se realiza anualmente, lançando um tema comum a Portugal, ao Brasil e a Cabo Verde, os países parceiros da iniciativa.
Nesta edição, vão participal como autores convidados Valério Romão (Portugal), Catarina Lins (Brasil), e Rosilda Alves (Cabo Verde), que irão partilhar os seus testemunhos pessoais e intimistas.
O programa da conferência, para além da homenagem a Carlos Almeida, conta com um momento musical inspirado no mundo lusófono, por Gabriel Américo, aluno do Berklee College of Music.
Aberta ao público e não carecendo de inscrição prévia (as inscrições são no próprio dia, a partir das 9:30, no local), a 14.ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa é organizada pela Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA) e pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa em Boston, na UMass Boston, no âmbito do plano cultural do Consulado-Geral de Portugal em Boston para 2025.
O evento é promovido em parceria com os Consulados-Gerais do Brasil e de Cabo Verde em Boston, contando com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e do Latin American & Iberian Studies Department (LAIS) da UMass Boston.

Um curriculum académico apreciável
Carlos A. Almeida é Professor Associado de Português e Diretor do LusoCentro no Bristol Community College, em Fall River, Massachusetts e um “Leitor Visitante” no Departamento de Português na University of Massachusetts Dartmouth.
Recebeu um Bacharelato de Artes em Português e Francês da University of Massachusetts Dartmouth, um Mestrado de Artes em Literatura e Linguística Hispánicas e um Doutoramento em Literaturas e Culturas Lusófonas da University of Massachusetts, Amherst.
Especialista em Línguas, Literaturas e Culturas Portuguesas e Cabo-verdianas, é cotradutor do clássico romance cabo-verdiano “Chiquinho” (1947), de Baltazar Lopes.
Carlos Almeida é, ainda, membro do Conselho Diretivo da Associação Cabo-Verdiana em New Bedford e membro do Comité Consultivo Cabo-Verdiano do Museu da Baleação de New Bedford.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários