• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Avião dos EUA faz viagem relâmpago a Cabo Verde após confirmada extradição de Alex Saab
Política

Avião dos EUA faz viagem relâmpago a Cabo Verde após confirmada extradição de Alex Saab

Um avião do Departamento de Estado norte-americano da Justiça aterrou a meio da tarde desta terça-feira, 5, na ilha do Sal e partiu menos de duas horas depois em direcção aos EUA, mas sem reportar seu destino final. Esta viagem fugaz acontece depois de o Tribunal da Relação de Barlavento ter decidido ontem,4, pela extradição de Alex Saab, mas desconhece-se, por enquanto, se o empresário colombiano estaria a bordo.

O aparelho, um Gulfstream G550 -matrícula N708JH, saiu do aeroporto de Manassas, no estado de Virgínia, EUA, e aterrou no aeroporto internacional Amilcar Cabral, no Sal, às 16h25, conforme relatam jornais como o infobae.com e agências noticiosas EFE e AFP. O infobae.com chegou a confirmar que o site de monitoramento aéreo FlightRadar24 comprovou a chegada do Gulfstream G550 à ilha do Sal nessa hora indicada, traçando seu percurso desde Manassas.

Esta mesma fonte assinala que a aeronave do departamento de Estados da Justiça norte-americano saiu da ilha do Sal às 18h12, "aparentemente em direcção aos EUA, embora o avião não tenha reportado o seu destino final", acrescentando, entretanto, que "não há informações até ao momento se Saab estava a bordo".

Ao que consta, o Gulfstream G550 já tinha estado em Cabo Verde no dia 1 de Novembro, quando surgiram rumores de uma possível extradição de Alex Saab, recorda o site Primer Informe, que falou de "um misterioso avião do EUA". E a vinda dessa aeronave ao arquipélago esta terça-feira, reforça o jornal online mexicano infobae.com, acontece "horas depois" de o Tribunal da Relação de Barlavento ter decidido a favor da extradição do empresário colombiano apontado pelos EUA como testa-de-ferro do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em Agosto passado, o tribunal da Comarca de São Vicente tinha também decidido a favor da extradição de Alex Saab, mas os advogados de defesa do colombiano recorreram e o desfecho do caso vem se arrastando desde então. Nicolás Maduro, da sua parte, chegou a considerar "arbitrária" a detenção de Saab, alegando que o empresário - que completou 49 anos no passado dia 21 de Dezembro - estaria em missão diplomática.

Entretanto, o Tribunal Regional da CEDEAO decidiu, no dia 2 de Dezembro, pela libertação de Alex Saab que deveria então ser colocado em prisão domiciliária até à audiência final do dia 4 de Fevereiro que vem, em Abuja, Nigéria. Decisão essa que Cabo Verde não acatou, porque, conforme explicou o PGR, Luis José Landim, o país não chegou a ratificar esses acordos judiciários, logo não era vinculativa a posição desse tribunal da região oeste africana.

Hoje, após tomar conhecimento da sentença do Tribunal da Relação de Barlavento, a defesa de Saab reagiu considerando a decisão dessa instância como um desafio directo à ordem de soltura do colombiano conforme decidida pelo Tribunal da CEDEAO.

Alex Saab, filho de pais libaneses e nascido na Colômbia, foi detido no dia 12 de Junho do ano passado, quando, a caminho do Irão, vindo da Venezuela, fez escala na ilha do Sal para reabastecer seu jacto particular. A sua detenção pela Interpol cumpria um pedido dos EUA que o acusa de branqueamento de capitais.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine