• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV-Santiago Sul. Órgão de Jurisdição marca novas eleições para 15 de Outubro
Política

PAICV-Santiago Sul. Órgão de Jurisdição marca novas eleições para 15 de Outubro

Comissão de Jurisdição e Fiscalização do PAICV reconfirma queda da Comissão Politica Regional em Santiago Sul, por demissão em bloco da maioria dos eleitos, e manda agendar novas eleições a 15 de Outubro próximo.

Oito meses depois das eleições regionais no PAICV em Santiago Sul em que Nelson Centeio saiu vencedor, os militantes da maior região política do país voltam a ser chamados às urnas para escolher, de novo, o líder do partido tambarina para os concelhos da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago.

A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV deu razão ao departamento jurídico do partido para Santiago Sul, que havia ordenado novas eleições, e reconfirmou a queda da Comissão Política Regional eleita em Fevereiro deste ano, na sequência do pedido de demissão em bloco da maioria dos memebros por incompatibilidades com o presidente da CPRSS, Nelson Centeio.

A CNJF apoia-se no Regulamento eleitral dos Órgãos do partido para deliberar a favor de novo escrutínio por não haver possibilidade de preenchimento das vagas. Ou seja, alega aquele órgão que dos 11 membros efectivos da CPRSS seis pediram demissão, assim como sete membros suplenetes eleitos, não havendo, portanto, como ocupar esses lugares deixados vagos.

“As vagas que vierem a ocorrer em qualquer órgão de natureza electiva serão preenchidos pelos suplentes da lista respectiva, segundo a ordem de precedência”, considera a CNJF que acrescenta ainda que “a demissão do presidente e dos vice-presidentes das Comissões Regionais ou da maioria dos membros de qualquer órgão electivo regional, cujas vagas não possam ser preenchidas” por demissão dos suplentes, “determina a convocação de novas eleições”.

Nelson Centeio, recorde-se, havia recorrido da decisão da Comissão Regional de Jurisdição que confirmou a queda da sua direcção. Centeio chegou a apontar o dedo à própria líder do partido, Janira Hopffer Almada, a quem acusa de estar por detrás das demissões que resultariam no afastamento da direcção e convocação de novas eleições.

Por causa do seu posicionamento contra JHA, a direcção do partido virou-lhe as costas, acentuando uma guerra política interna no PAICV em Santiago Sul e que tem raízes na disputa pel liderança nacional do partido e que envolve Janira Hopffer Almada e Felisberto Vieira.

As trocas de mimos subiram de tom a ponto de José Maria Neves, ex-presidente do PAICV, ter vindo a público, através da sua página do facebook, para tentar acalmar as hostes e pedir sentido de unidade em torno do partido.

O membros do Conselho Nacional do PAICV, reunido em meados de Julho na Praia, também recomendaram ao diálogo entre sensibilidades opostas no PAICV de modo a pacificarem o ambiente interno.

Mas a convocação de novas eleições, marcadas para 15 de Outubro próximo, pode, ainda assim, reacender o conflito interno nos tambarinas na maior região política do país, já que nenhuma das partes deu sinais de querer ceder.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação