PR defende diálogo, solução negociada dos conflitos e cooperação internacional 
Política

PR defende diálogo, solução negociada dos conflitos e cooperação internacional 

Em Adis Abeba, onde representa Cabo Verde na 39.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, José Maria Neves apresentou ao secretário-geral das Nações Unidas o Encontro da Crioulidade, que Cabo Verde vi realizar em maio, com o objetivo de afirmar a crioulidade como exemplo de convivência, partilha e construção de soluções comuns para os desafios globais, num contexto internacional marcado pela fragmentação e pelas tensões geopolíticas. 

O presidente da República, José Maria Neves, que se encontra em Adis Abeba (Etiópia) a representar Cabo Verde na 39.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, apresentou ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Encontro da Crioulidade, que Cabo Verde vai realizar nos dias 28, 29 e 30 de maio, com o objetivo de afirmar a crioulidade como exemplo de convivência, partilha e construção de soluções comuns para os desafios globais, num contexto internacional marcado pela fragmentação e pelas tensões geopolíticas.

Resiliência democrática, diálogo intercultural e cooperação

Promovido no quadro das suas funções enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, o encontro vai reunir nações e comunidades resultantes do diálogo entre povos, culturas e civilizações. 

O Encontro da Crioulidade deverá culminar com a Declaração da Praia, reforçando a resiliência democrática, o diálogo intercultural e a cooperação num mundo cada vez mais interdependente, sublinhou o chefe de Estado.

José Maria Neves defendeu, ainda, que a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana constituiu oportunidade para abordar os principais desafios da atual ordem internacional, em particular a fragilização do multilateralismo, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas.

Durante a reunião com António Guterres, o presidente da República sublinhou a importância de reforçar o diálogo entre os países, a solução negociada dos conflitos e a cooperação internacional, como caminhos essenciais para a paz e o desenvolvimento sustentável.

Fonte/Foto: GCI/PR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.