Educação. Comunidade de Wareham nos USA paga propinas a 138 alunos de Santa Cruz
Sociedade

Educação. Comunidade de Wareham nos USA paga propinas a 138 alunos de Santa Cruz

O montante pago é de 195 mil e 200 escudos e contempla 138 alunos oriundos de famílias monoparentais, órfãos ou em situações de risco de abandono escolar.

É um acto de solidariedade assumido pela Wareham, através de um esforço pessoal de Eusébio Varela, professor da Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva, e abarca o pagamento completo de propinas referentes ao ano 2017/2018 de 138 alunos do 8º ao 12º ano de escolaridade.

O apoio abarca ainda apoios em material escolar. “Tenho já em mãos dois barris cheios de materiais escolares, que serão distribuídos ainda esta semana”, informa Eusébio Varela, para acrescentar que o valor destes materiais escolares atingem dos 200 mil escudos.

“Na sequência de um intercâmbio feito ano passado por um grupo de 18 pessoas, incluindo alunos e professores de cidade de Wareham, eu aproveitei, a título pessoal, e lancei este pedido de apadrinhamento a favor dos nossos alunos mais necessitados”, informa Varela, dizendo ter explicado à referida delegação que “com apenas 20 dólares, era possível pagar a propina correspondente a um ano lectivo de um aluno carenciado”.

Lançada a ideia, Eusébio Varela garante que esta “foi bem acolhida pelo grupo, e logo que voltaram aos Estados Unidos, desencadearam uma mega campanha na cidade de Wareham, mobilizando padrinhos e madrinhas para esse fim”.

De referir que esta cooperação começou em 2004, com o ex presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Orlando Sanches, e tinha o nome de “Cidades irmãs entre Santa Cruz e Newbedford”, englobando intercâmbios culturais e educativos. 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.