Boa Vista. Trabalhadores do Hotel New Horizons ameaçam três dias de greve
Regiões

Boa Vista. Trabalhadores do Hotel New Horizons ameaçam três dias de greve

SITTHUR tenta, esta terça-feira, 18, última ronda negocial com a direcção do Hotel antes de os trabalhadores entrarem em greve de três dias. O encontro será mediado pela Direcção-Geral do Trabalho (DGT).

A situação de irregularidade por parte dos responsáveis do Hotel New Horizons, na ilha da Boa Vista, para com os trabalhadores arrasta há anos e prende-se com o pagamento de salários precários, com uma má alimentação disponibilizada aos trabalhadores, tratamento de desrespeito, incumprimento dos horários de trabalho e descanso semanal,  o não pagamento do trabalho extraordinário e em dias de descanso, além da violação do direito a férias.

A informação é avançada ao Santiago Magazine pelo presidente do Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), Carlos Lopes, que explica que a entrega deste pré-aviso de greve é um ultimato dado à direcção do Hotel New Horizons. No passado mês de Março, a direcção do hotel já tinha sido avisada de uma outra greve que entretanto foi cancelada depois de uma tentativa de reconciliação.

“O que acontece é que depois da nossa última reunião, com a intermediação da DGT, ficou a promessa por parte do empregador de resolver essas questões. O que aconteceu na prática é que as justas reivindicações dos trabalhadores continuaram a ser ignoradas”, avança o sindicalista.

Carlos Lopes está convicto que, depois da reunião que acontece nesta terça-feira, a situação venha, finalmente, a ser resolvida, porque, caso contrário, a greve deverá acontecer nos dias 20, 21 e 22 do corrente mês.

A não resolução das reivindicações dos trabalhadores é compreendida pelo presidente da SITTHUR como uma tentativa de adiar a resolução desse problema, uma vez que segundo dados das dormidas do hotel o movimento é sempre alto.

O salário que é praticado no hotel não se compara aos outros estabelecimentos hoteleiros da ilha, e para a infelicidade dos trabalhadores, nunca teve uma actualização. "E estamos a falar de um estabelecimento que praticamente não tem sofrido ruptura no seu funcionamento”, aponta.

Santiago Magazine não conseguiu ouvir os responsáveis do New Horizons, pelo que fica por saber quais serão as contra-propostas que a direcção desse estabelecimento hoteleiro levará à mesa de negociação esta terça-feira. Se não cederem, os trabalhadores vão parar os trabalhos por três dias, assegura Carlos Lopes.

Caso a greve venha a acontecer deverá abranger todos os trabalhadores do Hotel New Horizontes, propriedade da empresa Decameron CV S.A, sediada na praia de Chaves, na Boa Vista.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.