• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sabe quem é Ney Cardoso? Novo embaixador de Cabo Verde em Espanha
Política

Sabe quem é Ney Cardoso? Novo embaixador de Cabo Verde em Espanha

Ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou ontem, 12, o nome de Cardoso para Madrid e de Hermínio Moniz como Cônsul-geral em Boston. Antero Veiga deixará de ser embaixador de Cabo Verde junto da Santa Sé.

Manuel (Ney) Monteiro Cardoso Júnior é o novo embaixador de Cabo Verde em Madrid, Espanha. Diplomata de carreira, o nome de Ney Cardoso estava já aprovado pelo Presidente da República faz algum tempo, mas necessitava do devido agréement do Reino de Espanha, o que acaba de acontecer, segundo avançou ontem o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Filipe Tavares, após recente visita à Espanha, no quadro do reforço da Parceria Especial que Cabo Verde tem com a União Europeia.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana anunciou ainda Hermínio Moniz, licenciado em Relações Internacionais e ex-docente no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS), como novo Cônsul-geral de Cabo Verde em Boston (EUA), onde está uma das mais importantes comunidades cabo-verdianas na diáspora.

Mas falta ainda encontrar o representante para a missão diplomática em Dakar, em substituição de César Monteiro que sai para a reforma, e os novos inquilinos para Brasília e Paris. Felino Carvalho, que está em Bissau, Hércules Cruz e Júlio Herbert, todos diplomatas de carreira, são nomes apontados como os próximos embaixadores em lugares ainda por conhecer.

Há pouco mais de um mês, o ex-Presidente da Câmara Municipal do Sal, Jorge Figueiredo, foi nomeado para a embaixada de Angola, em substituição de Francisco Veiga, cuja missão terminara há mais de um ano. A nomeação de Figueiredo foi vista como politica, já que o mesmo é médico de profissão. O mesmo sucedeu em relação às nomeações de Carlos Veiga, para Washington, Eurico Monteiro, para Lisboa, e José Filomeno Monteiro, para Bruxelas, todos vistos pelo PAICV como embaixadores políticos, embora este último seja diplomata de carreira.

Neste momento, segundo Luís Filipe Tavares, está em curso o processo para a nomeação do novo embaixador junto à Santa Sé (ainda é Antero Veiga, ex-ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território do governo do PAICV), além de representantes de Praia em Israel, Marrocos, Eslovénia, Eslováquia, República Checa, Bulgária, Nigéria (CEDEAO) e Adis Abeba (União Africana).

Luís Filipe na Europa

Após paragem em Espanha e Itália, o Ministro dos Negócios Estrangeiros inicia esta terça-feira, 13, uma digressão por mais três países europeus - Bulgária, Áustria e Hungria –, tendo sempre em mente o reforço da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia.

Na Hungria, além da questão da Parceria Especial, o MNE vai falar também da cooperação bilateral e da eventualidade de o Primeiro-ministro deste país, Viktor Orbán, visitar Cabo Verde.

Antes, em Espanha, além de se ter reunido com a comunidade cabo-verdiana radicada nesse país europeu, o ministro dos Negócios Estrangeiros aproveitou para visitar os familiares das duas vítimas espanholas da tragédia do ano passado em Monte Txota, no município de São Domingos (Santiago), onde um militar matou oito colegas da incorporação e mais três civis, entre os quais um cabo-verdiano e dois espanhóis.

Houve ainda tempo para Tavares acertar com Madrid a realização este ano, ou no máximo início de 2018, em Cabo Verde, de um seminário de cooperação entre os dois países.

“A ideia é relançarmos a cooperação entre Cabo Verde e Espanha e identificar novas áreas de interesse comum”, precisou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, acrescentando que abordou com o Ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros a promoção do investimento europeu no país, que se espera vir a ter impacto no crescimento económico e na criação de novos empregos no país.

A Segurança também fez parte das conversas entre os dois ministros dos Negócios Estrangeiros e, segundo Luís Filipe Tavares, citado pela Inforpress, a Espanha se manifestou “totalmente disponível” para apoiar o arquipélago no reforço da Parceira Especial com a União Europeia.

Em Itália, os objectivos da visita foram os mesmos, ou seja, o alargamento da Parceria Especial entre Cabo Verde e UE. No quadro bilateral com a Itália, o país quer “aprofundar” com Roma as áreas de protecção civil e o reforço da integração da comunidade cabo-verdiana nesse país europeu, sobretudo os indocumentados. O reconhecimento mútuo das cartas de condução dos dois países é outro objectivo do encontro.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação