A Uni-CV vai mudar. Conheça o futuro Campus universitário
Sociedade

A Uni-CV vai mudar. Conheça o futuro Campus universitário

 Infra-estrutura, financiada pela China em 15 milhões de dólares, terá capacidade para acolher quase 5 mil estudantes e cerca de 500 docentes em cada período. As obras devem arrancar agora em Junho.

A Universidade de Cabo Verde já deu a conhecer o projecto do Novo Campus Universitário, em Palmarejo Grande. É uma obra gigantesca, mas que procura responder à demanda numa unidade estudantil que vem crescendo mais de 30% ao ano.

Aprovado pelo Governo Chinês desde 2015, o Novo Campus da universidade pública foi projectado para acolher 4 mil 890 estudantes e 476 docentes em cada período para as 61 salas de aulas, 5 auditórios com capacidade de 150 lugares, 8 salas de informática, 8 salas de leitura para estudantes, 34 laboratórios, salão de eventos com capacidade de 654 lugares e mais 8 lugares para portadores de deficiência física.

O salão de eventos conta com 2 salas de preparação, 3 salas de interpretação simultânea, sala de descanso, sala de controlo de som e imagem, sala de equipamentos. Haverá ainda refeitórios, biblioteca, dormitórios, casa técnica, torre de relógio, portão oeste, portão principal, estacionamentos e pavilhão desportivo.

Comunicação e Ensino à Distância, Tecnologia de Informação, Multimédia, Línguas (Speach Lab), Notícia, Construção Civil, Eng.ª Mecânica, Tecnologia e Atomização de Informação, Geologia e Vulcanologia, Matemática, Física, Artes, Eléctrico e Electrónicos, Eng.ª Química, Química Analítica, Biologia, Biologia Molecular, Energias Renováveis e Meio Ambiente, Medicina, Enfermagem, Análises Clínicas, Biotecnologia e Psicologia são os nomes de alguns laboratórios do novo Campus, revela o site da Uni-CV, citando o gestor do património da universidade pública, engenheiro Odair Monteiro.

Financiado pelo governo da China, o novo Campus da Universidade de Cabo Verde vai ser edificado pela construtora estatal chinesa Longxin Group. Em Abril, uma delegação técnica daquela empresa reuniu-se com a Equipa Reitoral da Uni-CV sobre a construção do novo Campus no Palmarejo Grande.

No encontro, em que estiveram presentes a reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, a Pró-reitora para a Pós-graduação e Investigação, Sónia Silva, o Pró-reitor para a Graduação e CESP, João Cardoso, o Administrador Geral, Mário Lima, e o Director do Gabinete da Reitora, Salvador Moniz, ficou definido que as obras arrancariam em finais de Maio, dependendo da agenda do Governo.

A delegação chinesa visitou o terreno do novo espaço e fez contactos com a Electra para a instalação de água e electricidade.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.