Os peregrinos do Jubileu dos Jovens Cabo-Verdianos 2024 realizaram hoje uma caminhada até a Cruz do Papa, na Praia, um local simbólico por ter sido o ponto de recepção do único Papa que visitou o país.
A Semana Central Final do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 vai de 04 a 12 de Agosto e conta com a participação de milhares de jovens de todas as ilhas, da diáspora e de outros países, como Senegal, França, Alemanha, Luxemburgo e Portugal.
Na Cruz do Papa vai ser celebrada uma eucaristia, presidida pelo bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes.
“Cruz do Papa é um local simbólico que carrega um grande significado para nós, católicos, e para todos os cristãos em Cabo Verde”, avançou à imprensa o membro da organização Bernardino Gonçalves.
“A vida, de fato, é uma caminhada. Como jovens, caminharemos alegremente para esse espaço, onde muitas pessoas nos estarão esperando. Durante o percurso, mais pessoas se unirão a nós”, acrescentou aquele responsável.
Por outro lado, adiantou que os dias nas paróquias que se iniciaram no dia 04 de Agosto, têm sido “verdadeiramente inesquecíveis”, com formações, catequese, partilha de conhecimentos, além de momentos de troca de ideias e reflexão.
Para Bernardino Gonçalves, a ideia é fazer com que todos os jovens participem nesta caminhada rumo ao Jubileu dos 500 anos da Igreja em Cabo Verde.
“Estamos numa preparação celebrativa, com o objectivo de celebrar dignamente os 500 anos da Igreja em 2033. Daqui até lá, aprenderemos e reconheceremos as nossas falhas e potencialidades”, afirmou.
Janilson Rodrigues, um peregrino da ilha de Santo Antão, adiantou que essa experiência tem sido muito boa.
"São momentos de muita convivência com outros jovens para conhecer diferentes formas de manifestação cultural. Tem sido uma semana muito rica", salientou Janilson Rodrigues, apelando aos jovens para unirem forças por uma sociedade cada vez melhor.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários