Milton Paiva indigitado para membro do Conselho Diretivo da WACSOF – Forum da Sociedade Civil Oeste-Africana
Sociedade

Milton Paiva indigitado para membro do Conselho Diretivo da WACSOF – Forum da Sociedade Civil Oeste-Africana

O jurista e consultor cabo-verdiano Milton Paiva acaba de ser indigitado como membro Não-Executivo do Forum da Sociedade Civil Oeste-Africana, a WACSOF (West African Civil Society Forum, sigla em inglês), em representação da sensibilidade dos Países Lusófonos da região.

A WACSOF é a plataforma continental da sociedade civil da África Ocidental, atuando como ponte entre cidadãos, organizações da sociedade civil e as instituições da CEDEAO. Criada a partir de um processo de diálogo realizado no Secretariado da CEDEAO em Abuja, em 2003. O Forum promove a participação cidadã e governação democrática; a integração regional e mobilidade; os direitos humanos e justiça; os desenvolvimento económico e inclusão social; a promoção de ECOWAS Clubs em escolas e universidades.

“Após mais de 13 anos de colaboração intensa e apaixonada com instituições públicas e privadas da Comunidade dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) e da União Africana (UA), tenho a honra de anunciar a minha designação como Membro Não Executivo do Conselho Diretivo (Board of Directors) da WACSOF – West African Civil Society Forum, em representação da sensibilidade dos Países Lusófonos da região”, anunciou Milton Paiva através das redes sociais.

O consultor lembra que ao longo desses 13 anos teve o privilégio de contribuir para diversas iniciativas estratégicas, como Diretoria de Desenvolvimento do Setor Privado da Comissão da CEDEAO (na qualidade de consultor e resource person em assuntos de integração económica, revisão de textos legais e documentos de estratégia. Co-autor do Código Comum de Investimentos); o Tribunal de Justiça da CEDEAO (conferencista anual, advocacy e criação de papers temáticos; União Africana (membro / expert do grupo de Professores de Direito para a revisão do Tratado Constitutivo da UA, e participante ativo workshops sobre politicas e estratégias para o empreendedorismo, co-autor do Código Pan-africano de Investimentos, um dos instrumentos estruturantes para o ambiente regulatório de negócios africano), e Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos da UA (resource person/ponto focal).

“A minha indigitação para este órgão representa a importância do bloco lusófono para a integração regional, uma oportunidade estratégica para reforçar a ligação entre Cabo Verde, os PALOP e a CEDEAO. Também um compromisso renovado com a promoção de políticas inclusivas de empreendedorismo, da economia digital, do investimento responsável e da boa governação no espaço oeste-africano”, admite Milton Paiva.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.