• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Voto de Cabo Verde contra EUA no caso Jerusalém. PAICV não acredita em penalizações
Política

Voto de Cabo Verde contra EUA no caso Jerusalém. PAICV não acredita em penalizações

O vice-presidente do PAICV (oposição), Rui Semedo, não acredita que os EUA possam “penalizar” o país pelo facto de este ter votado a favor da resolução da ONU que não reconhece Jerusalém como capital de Israel.

No dia 21 de Dezembro do ano transacto, Cabo Verde fez parte dos 128 que votaram a favor daquelas resolução das Nações Unidas que alguns consideram como sendo votos “contra” os Estados Unidos da América que reconhecem Jerusalém como capital de Israel.

“Em relação a esta matéria, que é muito sensível, seria desejável que houvesse uma articulação mais ampla, em que seriam ouvidos os partidos políticos”, disse o vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, que espera que tenha havido uma “articulação entre os órgãos de soberania, designadamente o Governo, o Presidente da República e o Parlamento”.

Segundo Rui Semedo, nesta questão do Israel, o seu partido “respeita a posição do Governo que deverá reflectir o ordenamento jurídico nacional, bem como as posições estratégicas que Cabo Verde tem tomado ao longo de anos”.

“Cabo Verde deve ter a sua autonomia de pensamento e decidir de acordo com as avaliações que faz não só do contexto, como também do percurso que tem feito e dos posicionamentos que tem tomado”, precisou o dirigente tambarina, acrescentando que os Estados Unidos são um “país democrático e que luta pelo respeito dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos”.

Recordou que o arquipélago tem procurado posicionar-se de acordo com a sua autonomia e independência em relação a processos internacionais e de várias questões da política externa.

Instado se não teme que o Governo dos EUA possa vir a sancionar Cabo Verde, o vice-presidente do maior partido da oposição afirmou que a relação entre os dois países vem muito antes do período da independência e que é “tão profunda” e, por isso, “não se belisca pelo citado posicionamento de cabo Verde”.

À pergunta se o PAICV fosse poder teria votado aquela resolução da ONU no mesmo sentido que fez o executivo de Ulisses Correia e Silva, Rui Semedo respondeu: “O que posso afirmar é que, tratando-se de uma matéria sensível, o PAICV chamaria todos os partidos com assento parlamentar e fazia uma articulação para uma posição que, pelo menos, reflectisse um amplo entendimento nacional”.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação