• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV contesta subida de preço de água em Santiago Sul
Política

PAICV contesta subida de preço de água em Santiago Sul

Os Primeiros Secretários dos Sectores do PAICV, da Região Política de Santiago Sul, criticaram hoje, 23, a subida do preço da água nesta região e acusam o Governo de não estar a cumprir "as promessas de felicidade para o povo".

Em conferência de imorensa, o PAICV disse que o Executivo precisa "trabalhar para imprimir maior justiça e inclusão no acesso à água e ao saneamento na Região Sul de Santiago e adoptar medidas que levem à redução do preço da água”.

O partido tambarina em Santiago Sul, entende que o Governo de MpD tem feito o contrário daquilo que prometeu aos cabo-verdianos no sector de água, eletricidade e combustível e o gás. “No que diz respeito ao fornecimento de água a situação é mais grave, pois que, ao mesmo tempo que o preço aumenta, o fornecimento diminui ou é feito de forma claramente deficitária na maior Região do País”, escreve o comunicado.

Durante a conferência, que teve lugar na sede do Partido na Cidade da Praia, PAICV acrescentou que “se é certo que a resolução dos problemas do sector da água e saneamento surge como um imperativo em Cabo Verde, não é menos certo que o acesso a um bem tão essencial, como a água, deve ser priorizado, o que passa pela previsão de um preço justo, que corresponda ao serviço prestado e, tanto quanto possível, levando em consideração a capacidade e o poder de compra dos cabo-verdianos”.

Segundo a principal força política da oposição, “o Governo e a Empresa Águas de Santiago têm de ter a capacidade de encontrar soluções que assegurem um fornecimento regular de água e não afrontem os cidadãos de Santiago Sul, que estão a ser obrigados, injustamente, a pagar por um bem ao qual não estão a ter acesso”.

Desta forma, o maior partido da oposição em Cabo Verde pede aos responsáveis pelo abastecimento de água para trabalharem com “mais eficiência e eficácia no combate às perdas e ineficiências e que melhorem a qualidade da água e dos serviços de abastecimento”.

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação