• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CENA. Vem aí mostra de filmes para estimular produções dirigidas por mulheres
Cultura

CENA. Vem aí mostra de filmes para estimular produções dirigidas por mulheres

A Cidade da Praia acolhe, em Março, a primeira mostra exclusiva de filmes de autoria feminina intitulada “CENA”, uma iniciativa da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que vai homenagear a cineasta cabo-verdiana Claire Andrade-Watkins.

"Visibilizar mulheres cabo-verdianas que fazem filmes. Inspirar outras mulheres a fazerem filmes. Estes são os propósitos com os quais surge CENA, uma mostra exclusiva de filmes de autoria feminina agendada para início de Março, na cidade da Praia", diz o comunicado da organização enviado ao Santiago Magazine.

A nota explica que a CENA "pretende ser, em simultâneo, uma celebração da ousadia das mulheres que têm se dedicado ao fazer cinematográfico e um estimulo para que muito proximamente novos nomes venham a se juntar a este grupo restrito, e para que nos filmes cabo-verdianos a presença de mulheres e de temas que lhes digam respeito tenham cada vez maior destaque".

A primeira edição da CENA terá a duração de dois dias "com a exibição de filmes das sete convidadas, praticamente todas as convidadas já tiveram os seus filmes premiados em competições no país ou no exterior: três oriundas da diáspora, residentes em São Vicente e duas na cidade da Praia".

Esta primeira edição homenageará a cineasta veterana Claire Andrade-Watkins, autora de filmes como Some Kind of Funny Portoricans?, Serenata de Amor e Working the Boats: Masters of the Craft.

Para além das sessões de filmes, o programa irá contar com duas oficinas de produção cinematográfica destinadas a jovens mulheres e painéis de debate.

A curadoria da Mostra CENA é da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que em Dezembro passado representou Cabo Verde no programa para jovens criticos Rio Press Talents, do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação