
Tiros de armas ligeiras e de guerra estão a ser ouvidos no centro da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, desde as 11:40 (hora de Cabo Verde), segundo relatos feitos à Lusa via telefone por testemunhas no terreno.
Desconhece-se ainda a origem do tiroteio.
A Guiné-Bissau aguarda os resultados oficiais das eleições gerais, presidenciais e legislativas, de domingo.
O candidato da oposição à presidência da República, Fernando Dias, reclamou na segunda-feira vitória e disse que tinha derrotado o Presidente Umaro Sissoco Embaló na primeira volta.
Na segunda-feira, o porta-voz da candidatura de Umaro Sissoco Embaló às eleições presidenciais na Guiné-Bissau disse que não haverá segunda volta, sem adiantar os resultados alcançados pelo atual Presidente da República na votação de domingo.
Óscar Barbosa exortou os guineenses “a manterem serenidade e que aguardem pela divulgação dos resultados das eleições pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a ser feita na quinta-feira”.
O porta-voz da candidatura de Embaló a um segundo mandato, Óscar Barbosa, falava em conferência de imprensa transmitida nas redes sociais, depois de outro candidato, Fernando Dias, ter dito hoje publicamente que ganhou as eleições na primeira volta das eleições que decorreram no domingo.
Óscar Barbosa afirmou que não pretende adiantar os resultados da votação atribuída pelos guineenses a Sissoco Embaló. No entanto, indicou que, pelos dados apurados pela sua equipa, “tudo indica que não haverá uma segunda volta” das presidenciais.
“A CNE já disse que até quinta-feira os resultados serão divulgados (…), posso garantir-vos que não haverá segunda volta nas eleições presidenciais”, declarou.
*** A delegação da agência Lusa na Guiné-Bissau está suspensa desde agosto após a expulsão pelo Governo dos representantes dos órgãos de comunicação social portugueses. A cobertura está a ser assegurada à distância ***
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários