Obangame Express. Exercícios militares marítimos arrancam em Cabo Verde mas sem navio da Guarda Costeira
Em Foco

Obangame Express. Exercícios militares marítimos arrancam em Cabo Verde mas sem navio da Guarda Costeira

O Governo contava envolver o navio Guardião, da frota militar, no exercício Obangame Express, acolhido a partir de hoje por Cabo Verde, mas o mesmo continua em reparações em doca seca nos estaleiros da Cabnave, em São Vicente.

Quem o afirmou foi o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Duarte Monteiro, que informou que se registaram constrangimentos na reparação, que ultrapassaram a instituição militar, relacionados nomeadamente com peças de reposição inexistentes no mercado, daí o navio permanecer inactivo.

“Não foi possível agora, mas contamos com o navio para breve”, sintetizou a mesma fonte.

Esta é a primeira vez que Cabo Verde recebe, de hoje ao dia 16, o Estado-Maior do exercício Obangame Express, “um dos maiores exercícios combinados de segurança marítima” da África Ocidental e Central, promovido e patrocinado pelo Comando dos Estados Unidos para a África e facilitado pelas Forças Navais dos Estados Unidos, da 6.ª Frota.

O acto oficial de abertura do exercício realiza-se pelas 10:00 no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia, e será presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro.

Na cerimónia vão ainda marcar presença o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Duarte Monteiro, e o comandante da 6.ª Frota da Marinha dos Estados Unidos, vice-almirante Jeffrey Anderson.

Por outro lado, conforme documenta a foto, os navios Kriola e Liberdadi, da CV Interilhas, continuam os trabalhos de reparação em doca seca nos estaleiros navais da Cabnave, ao lado do navio Guardião, ao passo que a embarcação Praia d’Aguada encontra-se atracada ao cais do estaleiro, após a fase de reparação em doca seca.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.