Pilotos da TACV anunciam greve nacional de cinco dias a partir de 22 de Maio
Economia

Pilotos da TACV anunciam greve nacional de cinco dias a partir de 22 de Maio

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) anunciou hoje uma greve nacional dos pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines, a partir de 22 de Maio, com duração de cinco dias, exigindo a resolução de pendências.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa proferida, na cidade da Praia, pelo presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, que assegurou que esta decisão foi tomada após esgotarem todas as possibilidades de diálogo com o Conselho de Administração da TACV.

Entre as reivindicações pendentes, destacam-se a regularização do cancelamento das consultas médicas, a eliminação do seguro de vida e acidentes pessoais, bem como a formalização do acordo de empresa previsto para a assinatura do memorando de 25 de Fevereiro de 2019.

Além disso, o SNPAC exige a implementação de um programa de segurança, protecção da saúde e higiene no trabalho, bem como a resolução de problemas relacionados à segurança no serviço de restauração e “catering” deficitário.

Também reivindicam as progressões dos pilotos, em atraso, e o cumprimento dos pagamentos de suplementos remuneratórios, que, segundo o sindicato, não têm sido feitos de forma equitativa.

“O processo de regularização das condições de trabalho dos pilotos da TACV continua pendente, mesmo após várias reivindicações. O presidente do Conselho da Administração fez declarações na mídia, mas não compartilhou informações com o sindicato”, contestou.

Entretanto, o sindicato afirmou que está aberto à negociação, mas sublinha que a greve será mantida até que as pendências sejam resolvidas.

“A classe busca os seus direitos legais, garantindo melhores condições de trabalho e segurança. E a greve pode ser o caminho para conseguir isso e só será considerada a suspensão da mesma, mediante a materialização dos compromissos assumidos”, avisou.

Em resposta à situação, a TACV – Cabo Verde Airlines já convocou uma conferência de imprensa hoje às 15:00, na sede da empresa, no Platô, “para esclarecer as pendências nas negociações e fornecer informações actualizadas sobre o estado das negociações”.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.