A Boa Vista acolhe de 2 a 8 de Abril a 2ª Bienal de Arte Infantil de Cabo Verde. Este evento, que tem como tema “Infância invisível”, reúne o trabalho de talentos infanto-juvenil de todas as ilhas.
A iniciativa é da HI Foundation, entidade que promove atividades de carácter cultural, educativo e social nos domínios da arte e do empreendedorismo social. O que se pretende a inclusão social e a atenuação de tensões sociais e culturais, através da utilização de dinâmicas artísticas informais, flexíveis e participativas na comunidade.
É imperativo, sublinha a organização, afirmar o posicionamento cultural de Cabo Verde através das artes visuais, e promover a dinâmica e a intervenção artística/urbanística de geo-referenciação da ilha de Boa Vista. Daí que esta ação deve despertar a atenção do público e gerar discussão sobre a existência de “zonas negras”.
O conceito do tema “Arte Infantil”, difundido pela Hl Foundation, apresenta-se como uma base facilitadora à desconstrução de estigmas ou fronteiras físicas e emocionais, bem como uma plataforma de promoção da arte e da cultura como expressão de cidadania.
A Bienal decorre em vários espaços, num formato multidisciplinar que tem como o 1º passo a pintura, escultura e fotografia – de forma a possibilitar ao público a avaliação das obras de conceitos e técnicas diferentes entre si e o convívio entre percepções e formas das artes plásticas.
Comentários