Tarrafal é uma cidade bonita e acolhedora, localizada no extremo norte da ilha de Santiago em Cabo Verde, com cerca de 18000 habitantes e uma área de 112 quilómetros quadrados, com um relevo que compreende achadas, vales e montanhas, divididos entre 4 extratos climáticos que vai desde o árido do litoral até ao húmido da Serra Malagueta, com uma comunidade de cidadãos alegres e trabalhadores.
É neste paraíso que partilho o meu dia a dia com alegria!!!
Num dia normal e como habitual, saio de casa para deixar minha esposa em seu local de trabalho e tendo eu, a necessidade de fazer uma paragem rápida pelo caminho. Desço do carro e durante este breve tempo, concluo com sucesso a rápida conversa com um colaborador e sigo viagem - o local de trabalho de minha esposa dista aproximadamente, 3 quilómetros deste último ponto, onde parei.
Tendo chegado ao destino, procurei pelo meu telefone móvel e não o encontrei no carro. Estranho!!! Nem nos bolsos.
Faço uma revista rápida por entre os cantos e debaixo dos assentos, mas, sem sucesso!
Lembrei-me do conselho sagrado que nos chega por intermédio do Élder David A. Bednar Do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” - lembrando-nos que Podemos nos aquietar e saber que Deus é nosso Pai Celestial, que somos Seus filhos e que Jesus Cristo é nosso Salvador.
https://www.churchofjesuschrist.org
No momento e perante a situação, AQUIETAR significou para mim "acalmar" e " pensar";
Foi o que fiz e de imediato veio a resposta: Durante a paragem que fizera e enquanto conversava com a pessoa, coloquei o aparelho sobre o tejadilho do automóvel e terminando a conversa, deixei-o ali por esquecimento, tendo seguido viagem.
Então, foi quando decidi fazer a viagem de regresso e com a atenção que a situação exigia, olhando para a berma contrária da estrada -numa cidade que ainda não nos podemos reclamar de trânsito intenso e muito menos caótico. Um lugar aprazível para se viver ou passar férias, descansar, trabalhar e até mesmo, praticar desportos ou fazer terapias. Nossa praia de areia branca e águas cristalinas ganham nome e uma marca, por serem das mais protegidas e calmas de toda costa Ocidental africana. fixe este nome: Tarrafal-.
Dizia, então, que fiz o percurso contrário até ao último ponto de partida e perguntei aos conhecidos que por ali circulavam, no entanto, sem sucesso. Porém, procurei continuar a seguir o conselho e manter-me sempre "quieto".
Olhei além e pouco mais à frente numa distância de 100 metros, notei que um dos carros dos coletores de lixo na cidade se mantinha estacionados no mesmo local por onde eu tinha passado à sensivelmente dois minutos, sem nenhum movimento de recolha de lixo. Foi então que decidi abordar!!!
Minha surpresa agradável foi quando o primeiro trabalhador com quem falei, me respondeu prontamente: Sim, encontramos um telefone.
Eu, sorridente, desci de meu carro e me dirigi, cautelosamente, para o camião estacionado, enquanto, "quietamente", observa para os três outros trabalhadores que se encontravam dentro da viatura, aparentemente, a analisarem o aparelho e o restante conteúdo
Ali começou uma conversa breve. Rapidamente me identifiquei, agradecendo. E tentei provar ser o dono do achado. Prontamente, percebi que os tinha convencido e se prontificaram em entregar-me o aparelho, que continha junto - na capa- a carta de condução um cartão multibanco, alguns cartões de visita de meus contactos e um valor em dinheiro de aproximadamente, 17 euros.
Tendo o telefone em mãos, respirei fundo, agradeci-lhes profundamente, dei graças a Deus e sem hesitar, lhes pedi que aceitassem o dinheiro para tomarem um refresco em sinal de gratidão.
Aqui é que a atitude destes valentes homens da limpeza da nossa cidade, deram-me uma linda e profunda lição ao me responderem: "só aceitamos se o senhor aceitar, também, tomar o refresco conosco".
Meu coração chorou, enquanto, meus olhos, tentavam reter o brilho de alegria e pureza, diante de tanta amizade.
No final, enquanto nos preparávamos para despedir, um deles tirou meu cartão de recomendação para o templo e olhando firme nos meus olhos e exibindo a imagem de JESUS CRISTO estampada no verso, disse-me: "continua a ser portador desta luz, pois , ao encontrarmos este cartão com esta imagem, entre seus documentos, sabíamos que vinha até nós".
Não consegui dizer nem uma única palavra, pois, não queria que me vissem chorar. Os abençoei, partí e dei graças a Deus, convicto de que Jesus é a luz do mundo e a maior prova de amor.
Comentários