5 de Julho “TALIBANIADU”
Ponto de Vista

5 de Julho “TALIBANIADU”

Nas vésperas do  dia maior de Cabo Verde, 5 de julho, surgiram duas comunicações que mancharam, e de que maneira, o partido da independência e a sua atual Líder.

Com efeito, com o pedido de demissão de  treze dos dezoito membros da Comissão Política Regional Santiago Sul que originou a sua queda, o deputado Felisberto Alves Vieira num ato que configura desespero e ódio, escreve: "CAIU OU FOI DERRUBADO NUM “GOLPE PALACIANO” COMANDADO DIRECTAMENTE PELO AINDA LÍDER DO PAICV. FOI ASSIM COM O PRESIDENTE DA CPR DE SÃO VICENTE. INFELIZMENTE, VIVEMOS NUM AUTÊNTICO “PÂNTANO” NO SEIO DO PAICV COM VÁRIOS  PROCESSOS ELEITORAIS FRAUDOLENTOS NO TC. CABO VERDE NÃO MERECE E QUIÇÁ NÃO PRECISA UMA LIDERANÇA TIPO TALIBAN  BÉLICOSA E GOLPISTA. QUEM COM FERRO MATA, COM FERRO HÁ DE MORRER”

Aplicável, “mutantis mutandis” para todo o mundo, y compris o próprio articulista.

Dois dias depois, o Centeio aparece como que encorajado e arcaboiçado pelo artigo do seu protetor, também desanca forte e feio na Direcção do partido PAICV e sua Líder, que o dr. escriba classifica de “ainda líder" numa demonstração clara de desnorte, já que a Líder só deixará de a ser mediante eleição e derrotada. A eleição para novo líder, pelo que sei, só vai acontecer daqui a quatro anos, pelo que, classificá-la de ainda líder pela pessoa que a fez é sintoma de desespero incontrolável.

A dra. Janira foi a votos para liderar o partido com mais três concorrentes e meio, - o meio é quem desistiu e pendurou noutro candidato - e venceu com margem elevada que provocou enjoos e “andaroda kabesa” aos outros concorrentes, tendo os mesmos no palanque, visionados por todo o mundo dentro e fora do País, felicitado a eleita, sendo certo que um deles se ter oferecido até, como sendo “BU SOLDADU”!

Não me senti tanto incomodado com as baboseiras do Nelson Centeio que o Secretário-geral do partido muito bem classificou de “falsas, irrazoáveis  e imponderadas”, até mesmo levianas acrescento eu, por ele ser ainda politicamente imberbe.

Já o artigo do dr. Felisberto me entristece e me revolta, como estou certo que provoca o mesmo efeito em muita gente, por ser uma pessoa amiga e que já exerceu altas e honrosas funções tanto no Partido, como no Estado e na Assembleia Nacional desde há quarenta e dois anos, e ainda ter idade para ser pai de alguém com a idade da Janira.

Pois,  afirmar escrevendo, que o Partido a que pertence e a Líder que foi eleita democraticamente estão a viver num PÂNTANO e ainda classificar a liderança do partido como sendo TALIBAN é de uma gravidade sem limites e ele nem sequer se deu conta que está também no pântano e que é um “TALiBANZINHO” já que é, como afirmou no palanque, soldado da Presidente então eleita, hoje classificada “talibã” e por consequência um “terroristinho” também.

Do mesmo modo, me admiro e me surpreende, o Secretário do Partido fazer todo aquele arrazoado de adjetivos sobre os verbos de Centeio e não ter escrito uma única palavra sobre o conteúdo venenoso do artigo do Filu que, na minha opinião, é de longe mais grave que o do Centeio, quanto mais não seja  para o condenar e/ou dizer que ele fez muito mal ao partido a que pertence há décadas e à Líder que o derrotou nas eleições.

Amigos amigos, negócios á parte!

As pessoas devem ponderar bem antes de escrever porque sabem que pedra e palavra quando atiradas, não voltam atrás, sobretudo as que nos macula a nós mesmos e a outrem da nossa entourage.

Cabo-verdianamente.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.