• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
UCS. Ente 2016 e 2018 Governo transfere uma média anual de 7,1 milhões de contos” para o sector social
Política

UCS. Ente 2016 e 2018 Governo transfere uma média anual de 7,1 milhões de contos” para o sector social

O primeiro-ministro (PM) revelou hoje que o seu Governo transferiu entre 2016 e 2018 uma “média anual de 7,1 milhões de contos” para resolver os problemas sociais, contra uma média de 5,1 milhões por ano do Governo do PAICV.

Referindo-se ao que tem feito o seu Governo até ao momento, Ulisses Correia e Silva indicou que foi “alargado o direito à educação”, com “bom impacto” na transferência da renda indirecta às famílias, aumento das taxas líquidas de escolarização, diminuição do abandono escolar e no retorno às escolas de jovens que tinham abandonado o sistema.

O chefe do executivo fez essas considerações no debate mensal no parlamento sobre a problemática social, tema esse agendado a pedido da União Cabo-verdiana, Independente e Democrática (UCID-oposição).

“Estamos a proteger e a promover mais direitos a crianças, quer no acesso à educação, quer no acesso a cuidados, às artes, à cultura, na melhoria do alargamento do serviço de apoio, em parcerias de reinserção de adolescentes e crianças em regime tutelar e em parcerias para implementação do plano de acções para prevenção e combate aos abusos e explorações sexuais das crianças”, precisou o primeiro-ministro.

Para o governante, o país tem feito “importantes progressos” a nível do crescimento económico e da inclusão social, e que se tem investido “fortemente” nestes dois sectores, “com resultados”.

“O rendimento das famílias está a aumentar pelo efeito do aumento do emprego”, afirmou, acrescentando que se tem registado o “aumento da remuneração média da Administração Pública muito acima da inflação acumulada”.

No dizer de Ulisses Correia e Silva, o Governo está a “investir fortemente” na reabilitação de casas de famílias mais pobres, através do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), em pareceria com os municípios.

Anunciou que até 2021 serão reabilitadas seis mil casas, o correspondente a 1,7 milhões de contos.

“Queremos e estamos a governar para termos um país com famílias autónomas e auto-suficientes, através do acesso ao emprego, à produção e ao rendimento”, sublinhou o chefe do Governo, adiantando que o seu executivo quer “romper com o círculo vicioso da pobreza”, investindo na educação e formação de qualidade.

Em 2021, prossegue, o Governo pretende reduzir a taxa do desemprego para 8,8% (por cento) e reduzir, para o mesmo período, a pobreza absoluta para 28,2%.

“Estamos a construir um Cabo Verde melhor. Estamos no caminho certo e os cabo-verdianos avaliam positivamente (o desempenho do Governo)”, concluiu Ulisses Correia e Silva.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação