
A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, que falava ontem com a comunidade educativa do Tarrafal, declarou que as Nações Unidas estão disponíveis para identificar áreas que podem contribuir para o desenvolvimento da ilha.
Patrícia Portela de Souza, falava na sequência de um diálogo sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 com a comunidade educativa do Tarrafal, destacando desafios e oportunidades existentes em São Nicolau.
“As oportunidades no campo económico, o talento humano que São Nicolau tem, e que muitas vezes acaba por migrar, podem também ser aproveitados localmente e noutras ilhas. O nosso papel é ver como o sistema das Nações Unidas pode apoiar ainda mais fortemente o desenvolvimento desta ilha”, disse Patrícia Portela de Souza.
Segundo explicou a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, são 20 as agências, fundos e programas da ONU que trabalham atualmente no arquipélago, principalmente focadas no apoio ao desenvolvimento sustentável, inclusão social, economia e empoderamento das populações.
Ouvir sonhos e aspirações dos jovens e das crianças
Sobre o papel da juventude cabo-verdiana na concretização dos ODS, Patrícia Portela de Souza salientou que o futuro é dos jovens e das crianças e, por isso, as celebrações dos 80 anos das Nações Unidas iniciaram-se conversando com eles. E o objetivo deste diálogo é ouvir os seus sonhos e aspirações e trabalhar para criar mais oportunidades para todos, independentemente de onde vivam.
A coordenadora residente descreveu a relação entre Cabo Verde e as Nações Unidas como “de confiança, respeito e cooperação”, sublinhando que o arquipélago sempre demonstrou “um forte compromisso” com o multilateralismo e a paz.
Somos melhores juntos
“Mesmo antes da independência, durante o período de autodeterminação, as Nações Unidas já apoiavam Cabo Verde. Hoje, continuamos essa missão, com foco no desenvolvimento sustentável”, lembrou Patrícia Portela de Souza.
A ilha de São Nicolau acolhe até esta quarta-feira, 22, o início das comemorações da Semana das Nações Unidas em Cabo Verde, sob o lema “Somos melhores juntos”, que assinalam três marcos históricos: os 80 anos da ONU, os 50 anos da Independência de Cabo Verde e os 50 anos de presença das Nações Unidas no nosso país.
As comemorações, que contam com a parceria das câmaras municipais do Tarrafal e da Ribeira Brava, pretendem reforçar a mensagem das Nações Unidas no seu octogésimo aniversário: renovar a esperança, fortalecer a cooperação e agir em conjunto por um futuro mais pacífico, justo e sustentável.
C/Inforpress
Foto: Facebook/ Nações Unidas-Cabo Verde
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
carlos Luis Barbosa, 23 de Out de 2025
Essa organização claramente vem perdendo credibilidade em CV. A sua ação vem se resumindo a financiar eventos, o que convém ao Governo por causa de pagamentos de ajudas de custo aos seus boyse girls. Os financiamentos deixaram de ter importância para o arquipélago. Outra questão que não se fala em Cabo Verde é que esta organização finge que contrata por mérito. Façam auditorias nas contratações de consultores, técnicos. Haverá suspresas.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.