
Neste dia, 10 de Dezembro, que se celebra o Dia dos Direitos Humanos e também Dia Internacional dos Direitos Animais, a pequena promessa das artes plásticas, Anaís, dá a conhecer ao público as suas pinturas em aguarela numa exposição que decorre até o dia 14 deste mês na Galeria Viagens nas Tintas, na Praça Center, no Palmarejo.
A mostra intula-se 'Bichos de Cabo Verde', porque reúne quadros com pinturas de algumas das espécies emblemáticas e nativas do arquipélago: aves, répteis, animais marinhos, cães, gatos... A exposição é o espelho das suas paixões, o carinho pelos animais e as artes plásticas.
A galeria Viagens nas Tintas, no Praça Center (Palmarejo) é o espaço que acolhe esta que é a estreia desta adolescente que tem, para já, Frida Khalo e Luisa Queirós como algumas das suas referências.
O espaço é do experimentado artista plástico Joaquim Semedo, mentor do projecto Viagens nas Tintas, e que recentemente inaugurou nova galeria na ilha da Boa Vista.
A mostra estará patente até ao dia 14 de Dezembro.
Sobre a artista
Anaïs é uma artista mirim emergente que, aos 15 anos, assume cada vez mais a paixão pelo desenho e pela pintura, pela ilustração e outras vertentes das artes visuais.
Como qualquer criança, o gosto pelos rabiscos e pelas tintas revelou-se bem cedo. Agora, na adolescência, tornou-se uma parte importante do seu quotidiano e da sua identidade, buscando desenvolver o seu potencial com prática e estudo.
Em 2024 Anaïs criou a sua primeira conta no Instagram. Actualmente mantem o perfil @teen4rtist onde partilha os seus desenhos e aguarelas, contando com o incentivo de familiares e amigos. Tem já finalizadas as ilustrações para um livro infantojuvenil, uma história da qual é co-autora e, neste momento encontra-se a concluir a edição do livro com as aguarelas e dados dos Bichos de Cabo Verde.
Para além de desenhar e pintar, Anaïs gosta de ler (sobretudo livros da saga Harry Potter mas tambem biografias como as de Anne Frank e Malala), ver filmes e videos engraçados, mergulhar para ver peixes, e observar pássaros durante caminhadas por trilhas. Da curiosidade pelas aves nasceu o desejo de futuramente se tornar bióloga. Algo que pretende conciliar com as tintas e pincéis.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários