EUA: Moisés Rodrigues é o novo “mayor” de Brockton
Diáspora

EUA: Moisés Rodrigues é o novo “mayor” de Brockton

Numa eleição histórica, Brockton, nos Estados Unidos da América, elegeu seu primeiro presidente de Câmara não branco na história da cidade, mas também o primeiro cabo-verdiano, numa eleição que recebeu o apoio expresso de todas as lideranças partidárias de Cabo Verde.

Moisés Rodrigues declarou vitória na noite desta terça-feira, 04, numa disputa acirrada com o candidato de origem haitiana, Jean Bradley Derenoncourt, que reconheceu a derrota e felicitou o cabo-verdiano.

De todo o modo, Moisés Rodrigues, passada a campanha eleitoral, quis afirmar-se como “mayor” (presidente de Câmara) de todos os habitantes da cidade: “Não existe essa coisa de cabo-verdianos aqui. Existe apenas uma comunidade, e essa comunidade é a cidade de Brockton. É ótimo que eu seja cabo-verdiano, mas seremos uma só cidade”, sublinhou o novo presidente da Câmara.

“Quero agradecer a cada um de vocês por ajudarem a trazer a ordem de volta à Câmara de Brockton.”, disse ainda Moisés, estendendo a mão ao eleitorado do seu adversário: “Para aqueles que não votaram em nós, com certeza conquistaremos seu voto nos próximos dois anos. Os dias de divisão nesta cidade acabaram”, disse o vencedor das eleições aos seus apoiantes na sua festa de vitória, que decorreu num pub da Rua Ashland.

Um jovem do Haiti que “desafiou o sistema”

Por sua vez, Jean Bradley Derenoncourt anunciou aos apoiantes que Rodrigues havia vencido, mas por pequena diferença. “Perdemos por 271 votos”, disse Derenoncourt num breve discurso. “Pessoal, ouçam isso. Perdemos por mais de 270 votos. Por que estou dizendo isso a vocês? Estou dizendo isso porque, pela primeira vez na história desta cidade, um jovem do Haiti imigrou para cá, desafiou o sistema, e aqui estamos nós.”

"Não quero que fiquem tristes. Quero que entendam que fazem parte da história e desejo boa sorte a Moisés", disse ainda Derenoncourt durante o seu discurso, afirmando repetidamente que a luta não havia terminado e fazendo uma previsão "Que cada morador veja de verdade o que este ‘establishment’ é capaz de fazer", acrescentando: "eu sei e vocês sabem, que nada vai mudar."

Foto: DR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.