Trump termina acordo de financiamento com MCC em Cabo Verde
Em Foco

Trump termina acordo de financiamento com MCC em Cabo Verde

Administração de Donald Trump notificou oficialmente o Governo, através da Embaixada dos EUA na cidade da Praia, do término do acordo de financiamento do Millennium Challenge Corporation, que havia sido assinado em abril do ano passado. No entanto, ainda em fevereiro deste ano, Ulisses Correia e Silva havia garantido que o financiamento não estava em risco.

Chegou ao fim, com efeitos a partir de 18 de dezembro, o acordo de financiamento do Millennium Challenge Corporation (MCC), que havia sido assinado em 17 de abril de 2024. O Governo de Cabo Verde foi notificado através da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) na cidade da Praia.

O acordo de financiamento, agora chegado ao fim por decisão da Administração de Donald Trump, visava apoiar o desenvolvimento do Compacto Regional de Cabo Verde, que havia sido selecionado em dezembro de 2023 pelo MCC, e que tinha como áreas centrais a conetividade interilhas, internacional e intermodal, e, ainda, a conetividade digital, alinhada com a visão estratégica enunciada no Segundo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II), que norteia as políticas públicas do país até 2035.

Um desfecho anunciado

Com a entrada da nova administração da Casa Branca, em janeiro deste ano, o Governo norte-americano resolveu rever as suas políticas de cooperação internacional, encerrando agências e reestruturando outras, o que resultou na redução drástica de financiamento do MCC, nomeadamente, terminando acordos ainda na fase de desenvolvimento, como é o caso do nosso país.

De todo o modo, o Governo, já assegurou que os trabalhos iniciados em 2024 e desenvolvidos a partir daí, o que inclui projetos, estudos e planos estruturantes, são para continuar, agora associados e implementados nas várias áreas e setores nacionais, garantindo a continuação das reformas e dos investimentos.

Alinhamento incondicional com os EUA com efeitos contrários aos pretendidos

Recordamos que, em fevereiro deste ano, pouco depois da tomada de posse de Donald Trump, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu que a ajuda financeira dos EUA não estava em risco. “Não há nenhuma indicação da administração americana de que o MCC, o pacote que está destinado a Cabo Verde, irá ser afetado”, disse na ocasião o chefe do Governo, quando já eram evidentes os sinais de que a administração norte-americana iria cortar a ajuda financeira em todo o mundo, encerrando agências federais ligadas à cooperação.

Ao que parece, o alinhamento incondicional de Cabo Verde com a política internacional dos EUA não está a ter os efeitos pretendidos pelo Governo.

A não ter terminado o acordo de financiamento do Millennium Challenge Corporation, Cabo Verde iria receber 5,6 milhões de dólares do para ajudar na implementação dos projectos do terceiro pacote do Millennium Challenge Account (MCA).

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.