• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Luxemburgo apoia Cabo Verde na liberalização de vistos com UE. Mas com calma
Política

Luxemburgo apoia Cabo Verde na liberalização de vistos com UE. Mas com calma

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Asilo do Grão-Ducado luxemburguês, Jean Asselborn, garantiu esta quarta-feira, 30, que o seu país apoia a intenção de Cabo Verde liberalizar vistos com a União Europeia, mas sublinhou que é uma questão que deve ser analisada passo a passo.

Cinco milhões de euros, aproximadamente 550 mil contos, é o montante que o Luxemburgo (UE) disponibilizou para o reforço do projecto de segurança e gestão documental, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

A revelação foi feita pelo chefe da diplomacia cabo-verdiana, após se reunir na Praia com o seu homólogo luxemburguês, Jean Asselborn, que se encontra em Cabo Verde numa visita de 24 horas, onde assegurou que este apoio adicional está inserido no quadro da cooperação entre Cabo Verde e a União Europeia.

“Ontem tivemos o apoio do Luxemburgo num projecto aprovado pela comissão europeia em pouco mais de 5 milhões de euros para a securitização das nossas fronteiras na vertente da segurança dos documentos como bilhetes de identidade, cartão de cidadão, passaporte e documentos emitidos pelo ministério da Justiça, da Administração Interna e conservatórios”, afirmou o ministro.

Segundo o governante, a cooperação com o Luxemburgo é “muito boa e tem funcionado muito”, uma vez que esse plano avaliado em 45 milhões abrange as áreas do saneamento, água, educação, formação profissional, energia, sectores que, a seu ver, são estratégicos para o desenvolvimento do país.

Na ocasião agradeceu ao Luxemburgo pelo apoio que tem dado a Cabo Verde e à comunidade cabo-verdiana ali radicada.

A Parceria Especial Cabo Verde União Europeia, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pós Cotonou e a questão de liberalização de vistos são entre outros assuntos abordados e analisados pelos governantes.

Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus e ministro da Imigração e do Asilo do Grão-Ducado, Jean Asselborn, assegurou que o seu país apoia a intenção de Cabo Verde avançar para a liberalização de vistos com a União Europeia, mas sublinhou que é uma questão que deve ser analisada passo a passo.

“Apoiamos todas as propostas avançadas pelo ministro no que toca a mobilidade, isenção de vistos mais também a relação com a União Europeia sendo que Luxemburgo é um país que conhece e compreende Cabo Verde e vai apoiar sempre o arquipélago”, afiançou.

Luxemburgo tem apoiado Cabo Verde através do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) orçado em 45 milhões de euros referente ao período 2016/2020 e mantém como eixos prioritários o emprego e a empregabilidade, bem como a água e o saneamento, abrindo portas a negociações quanto às energias renováveis como um novo sector de intervenção.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação