Governo indica embaixadores para Lisboa e Berlim, e abre três embaixadas
Política

Governo indica embaixadores para Lisboa e Berlim, e abre três embaixadas

Orlando Delgado, ex-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, e Fernanda Fernandes, ex-ministra de José Maria Neves, são os nomes indicados pelo Governo para as embaixadas em Portugal e na Alemanha. Paralelamente, José Luís Nascimento, anunciou a abertura de mais três embaixadas, no Japão, no Catar e no Reino Unido.

O Governo já indicou os dois nomes que irão representar o país, respetivamente, em Portugal e na Alemanha: Orlando Delgado e Fernanda Fernandes, duas conhecidas personalidades da política cabo-verdiana. O primeiro do MpD, a segunda do PAICV. Indicações que terão sido promulgadas pelo presidente da República, faltando apenas a aceitação das nomeações pelas autoridades de Lisboa e de Berlim.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, confidenciou a Santiago Magazine que a indicação do nome de Fernanda Fernandes foi “uma jogada de mestre”.

Antevendo dificuldades em convencer o presidente da República a promulgar o nome de Orlando Delgado, uma nomeação política de um nome sem qualquer experiência diplomática, o Governo decidiu avançar com Fernanda Fernandes, já com histórico diplomático, para mais ex-ministra de José Maria Neves, quando este foi primeiro-ministro.

Sem qualquer experiência em relações internacionais ou diplomacia, Orlando Delgado foi durante vários anos presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em Santo Antão, e a sua indicação para chefiar a missão em Lisboa está a ser vista nos meios diplomáticos como um prémio do Governo pelas consecutivas vitórias que deu ao Movimento para a Democracia.

Quanto a Fernanda Fernandes, foi encarregada de negócios e cônsul-geral de Cabo Verde no Grão-ducado do Luxemburgo, entre 2005 e 2008, tendo ocupado as funções de ministra das Comunidades do Governo de José Maria Neves, de 2011 a 2016.

Cabo Verde abre mais três embaixadas

O Governo de Cabo Verde decidiu abrir, já em 2026, três novas embaixadas no Japão, no Catar e no Reino Unido. Uma decisão fundamentada pela natureza “estratégica” dos respetivos países.

O anúncio da decisão foi avançado esta segunda-feira, 17, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Livramento, durante a audição parlamentar da 4.ª Comissão Especializada para apreciação do Orçamento do Estado para 2026.

Livramento adiantou, ainda, que em 2026 Cabo Verde contará já com 22 embaixadas espalhadas por vários continentes.

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.