O presidente da Câmara Municipal da Praia afirmou hoje que a recuperação da credibilidade da autarquia vai ser “um grande destaque” para 2022, ano em que também, reforçou, vai “apostar forte” no eixo da infra-estruturação económica.
Francisco Carvalho fez essas afirmações no âmbito da visita dos deputados do PAICV aos Paços do Concelho da Praia para apresentar os cumprimentos de ano novo e se inteirar do plano de actividades e orçamento do município para o ano 2022.
“Vamos ter vários pontos fortes para 2022, mas gostaria de sublinhar, em primeiro lugar, que há uma forte aposta no eixo da infra-estruturação económica, que tem o crescimento de 81 % em relação ao ano 2022, porque neste eixo nós vamos enfrentar dois grandes problemas aqui do município, que são o problema de saneamento e o problema de planeamento e ordenamento do território”, referiu.
Mas, reforçou, como “um grande destaque” para 2022 a recuperação da credibilidade da Câmara Municipal da Praia.
“A câmara está a fazer todos os pagamentos que tem que fazer, por exemplo em relação ao INPS durante todo o ano 2021 fizemos o pagamento que tínhamos de fazer junto ao INPS, algo que não acontecia desde 2009, e ainda estamos a pagar um conjunto de dívidas que tínhamos junto das empresas”, avançou.
Segundo o presidente, o eixo de coesão social vai merecer também uma “atenção especial”, acrescentando que dentro deste eixo há questões relacionadas com a habitação, “a questão central no município”, que se depara com “enorme défice da habitação em quantidade e de qualidade”.
Dentro do eixo de coesão social, prometeu ainda dar atenção às famílias e às comunidades, de modo a começarem a tratar questões com novas perspectivas, começando por resolver as questões e promover o desenvolvimento do município.
“Estamos a trabalhar para identificar áreas para disponibilizar aos munícipes, porque temos a consciência de que muitas vezes o que leva as pessoas a partirem para a construção clandestina é a incerteza que tem no relacionamento com a câmara municipal”, declarou.
Relativamente ao plano nacional da habitação apresentado pelo Governo, afirmou que a câmara tem estado a acompanhar e saúda essa iniciativa do Governo, por considerar que se trata de uma questão “muito importante” e ao mesmo tempo “complexa” em Cabo Verde, particularmente no município da Praia.
Por outro lado, anunciou que “daqui há dois meses mais tardar” a câmara vai trabalhar na construção de jardins infantis nas proximidades do Platô e do Mercado do Sucupira para acolher filhos das vendedeiras, que muitas vezes são ao mesmo tempo mãe e pai, e que precisam a seu ver, de algum apoio da parte do Estado, neste caso da autarquia, para ajudar num encaminhamento “da melhor forma possível”.
Comentários