• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho apresenta “recuperação da credibilidade” da Câmara Municipal da Praia como “grande destaque” para 2022
Política

Francisco Carvalho apresenta “recuperação da credibilidade” da Câmara Municipal da Praia como “grande destaque” para 2022

O presidente da Câmara Municipal da Praia afirmou hoje que a recuperação da credibilidade da autarquia vai ser “um grande destaque” para 2022, ano em que também, reforçou, vai “apostar forte” no eixo da infra-estruturação económica.

Francisco Carvalho fez essas afirmações no âmbito da visita dos deputados do PAICV aos Paços do Concelho da Praia para apresentar os cumprimentos de ano novo e se inteirar do plano de actividades e orçamento do município para o ano 2022.

“Vamos ter vários pontos fortes para 2022, mas gostaria de sublinhar, em primeiro lugar, que há uma forte aposta no eixo da infra-estruturação económica, que tem o crescimento de 81 % em relação ao ano 2022, porque neste eixo nós vamos enfrentar dois grandes problemas aqui do município, que são o problema de saneamento e o problema de planeamento e ordenamento do território”, referiu.

Mas, reforçou, como “um grande destaque” para 2022 a recuperação da credibilidade da Câmara Municipal da Praia.

“A câmara está a fazer todos os pagamentos que tem que fazer, por exemplo em relação ao INPS durante todo o ano 2021 fizemos o pagamento que tínhamos de fazer junto ao INPS, algo que não acontecia desde 2009, e ainda estamos a pagar um conjunto de dívidas que tínhamos junto das empresas”, avançou.

Segundo o presidente, o eixo de coesão social vai merecer também uma “atenção especial”, acrescentando que dentro deste eixo há questões relacionadas com a habitação, “a questão central no município”, que se depara com “enorme défice da habitação em quantidade e de qualidade”.

Dentro do eixo de coesão social, prometeu ainda dar atenção às famílias e às comunidades, de modo a começarem a tratar questões com novas perspectivas, começando por resolver as questões e promover o desenvolvimento do município.

“Estamos a trabalhar para identificar áreas para disponibilizar aos munícipes, porque temos a consciência de que muitas vezes o que leva as pessoas a partirem para a construção clandestina é a incerteza que tem no relacionamento com a câmara municipal”, declarou.

Relativamente ao plano nacional da habitação apresentado pelo Governo, afirmou que a câmara tem estado a acompanhar e saúda essa iniciativa do Governo, por considerar que se trata de uma questão “muito importante” e ao mesmo tempo “complexa” em Cabo Verde, particularmente no município da Praia.

Por outro lado, anunciou que “daqui há dois meses mais tardar” a câmara vai trabalhar na construção de  jardins infantis nas proximidades do Platô e do Mercado do Sucupira para acolher filhos das vendedeiras, que muitas vezes são ao mesmo tempo mãe e pai, e que precisam a seu ver, de algum apoio da parte do Estado, neste caso da autarquia,  para ajudar num encaminhamento “da melhor forma possível”.

Partilhe esta notícia