• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho acusa MpD de tentativa de compra de consciência
Política

Francisco Carvalho acusa MpD de tentativa de compra de consciência

O Presidente da Câmara Municipal da Praia acusou, hoje, o MpD de tentativa de compra de consciência nas eleições autárquicas previstas para finais deste ano. Em causa está um hipotético concurso aberto pelo governo para arrendamento subsidiado de apartamentos do complexo Casa Para Todos, em Vila Acácia, cidade da Praia, no qual devem concorrer jovens com idade até 35 anos, inscritos no Cadastro Social Único.

Na sua página do facebook, Francisco Carvalho escreve que o “MPD REFORÇA A COMPRA DE CONSCIÊNCIA”, questiona o seguinte: “Porquê fazer novo concurso se há milhares de pessoas que gastaram seu dinheiro para obter todos os documentos e estão há anos a sonhar que um dia seriam chamadas?”

Na mesma linha, o autarca da capital pergunta “porquê excluir as câmaras municipais deste processo, onde estão arquivados todos os documentos dessas centenas de praienses que concorreram? Porquê?”

Com base nestas dúvidas, Carvalho, lembra que “logo depois de chegar ao poder, em 2017, o MPD passa para as câmaras municipais as "Casas Para Todos" de classe A”, acrescentando que “em 2020, como perde as eleições em oito câmaras do país, então, o MPD exclui as câmaras municipais de qualquer novo processo de gestão de Casa Para Todos.”

A partir dessa altura, remarca o presidente da Câmara Municipal da Praia, o MpD “acabou com as ideias de "complementaridade" e "subsidiariedade" entre governo e câmara municipal”, dizendo taxativamente que “no caso da Praia chega mesmo a ameaçar tomar de volta as casas que já tinham sido passadas para a câmara”.

Estranhando esta “oferta de "Casas Para Todos” para jovens com base no famigerado "Cadastro Social Único" e excluindo as câmaras municipais, sobretudo porque “são casas fechadas e a degradarem-se desde 2016”, Francisco Carvalho pede a todos os praienses no sentido de se unirem para defender o município.

“Esta é a hora de nos unirmos todos e defendermos a Praia e garantir que a vontade do povo saída das urnas é para ser respeitada democraticamente”, escreve este político, que é candidato à sua própria sucessão nas eleições autárquicas prevista para finais do ano em curso.

Recorde-se que nestas eleições autárquicas, Francisco Carvalho, do PAICV, deverá enfrentar o ministro Abraão Vicente, que é até este momento o candidato do MpD escolhido pela Comissão Política Nacional daquele partido.

Recorde-se ainda que recentemente o ministro/candidato, Abraão Vicente, afirmara perante os órgãos de comunicação social, na cidade da Praia, que "eleições não se ganham apenas com bons candidatos ou boas equipas, mas quem mobiliza mais pessoas no dia do voto", declarações essas que têm sido vistas como uma clara alusão à compra de votos como uma eventual estratégia da sua campanha.  

Partilhe esta notícia