A Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor) registou no primeiro semestre de 2017 um “crescimento sustentado do movimento de mercadorias nos portos nacionais de 11,1%, um acréscimo de 111 mil e 763 toneladas de cargas em relação ao período homólogo de 2016”.
Com efeito, no primeiro semestre de 2016, foram movimentadas um milhão, 4 mil e 895 toneladas de mercadorias nos portos do arquipélago, contra um milhão,116 mil e 658 toneladas, em 2017, ou seja mais 111 mil763 toneladas e um percentual de crescimento de 11,1%.
O crescimento registou-se, igualmente, no movimento de passageiros/cabotagem pois, de 364 mil 139, em 2016, passou para 396 mil 615, em 2017, ou seja, mais 5 mil 476 passageiros transportados e uma variação positiva de 1,5%.
Por outro lado, embora em números menores, o movimento de navios também aumentou em mais duas unidades, de 3 mil 261, em 2016, para 3 mil 263, em 2017, e uma variação percentual positiva de 0,1%.
Segundo o director Comercial e Marketing da Enapor, Gilson Cruz, este “crescimento robusto no movimento de mercadorias nos portos nacionais é resultado dos novos modelos de gestão e estratégia adoptados pelo novo conselho de administração, em funções desde Novembro de 2016”.
“A ideia, em curso, e um dos grandes objectivos da empresa, é de evoluir do sistema portuário tradicional, de cadeia de transporte e distribuição, para o sistema portuário moderno (cadeia de logística de transporte), o que implica a criação de zonas de logística de mercadorias em todas as ilhas onde temos portos, para consolidação e desconsolidação de mercadorias, facilitando assim, a actividade portuária”, indicou o responsável.
Questionado sobre o momento actual da prevista concessão dos principais portos do país, Gilson Cruz informou que o processo está em curso, no momento em que a empresa procura “um parceiro comercial forte, capaz de trazer mais-valias à empresa, sobretudo no quesito transbordo de contentores”.
Relativamente à construção do terminal de cruzeiros no Porto Grande do Mindelo, o responsável indicou que todos os estudos estão concluídos, pelo que, neste momento, aguarda-se pelo desfecho do processo”.
A Enapor comemorou, no passado dia 1 de Setembro, o 35º aniversário da sua criação e mantém como metas a modernização e o aperfeiçoamento da gestão em geral, mediante investimentos em infra-estruturas, super-estruturas, equipamentos e formação do pessoal, com o fim de se manter ao nível do desenvolvimento tecnológico e ao “grande desafio” da constante reforma dos mercados.
Tem como missão garantir a prestação de serviços eficientes e de qualidade aos clientes dos portos de Cabo Verde, na base de infra-estruturas e equipamentos adequados, com segurança e em respeito ao ambiente e aos requisitos técnicos mínimos estabelecidos.
É a concessionária geral do Estado para os portos, terminais, estaleiros navais e infra-estruturas de náuticas de recreio e a Autoridade Portuária de Cabo Verde, tendo a seu cargo a gestão dos nove portos do país.
Com inforpress
Comentários