As agências de viagens e turismo de Cabo Verde reúnem-se este sábado num encontro, na cidade da Praia, para discutir o momento actual dos dois sectores em Cabo Verde e reflectir sobre as perspectivas futuras.
Um dos assuntos que dominará o debate é a reformulação das agências de viagens, que deverá integrar a vertente turística, incluindo o turismo interno, como forma de ampliar os ganhos. “Desde a nossa tomada não fizemos segredo sobre essa ambição”, afirma o presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde (AAVTCV), Mário Sanches.
Outra ambição da AAVTCV, avança Sanches, é posicionar as agências de viagens e turismo cabo-verdianas como influenciadores nas tomadas de posições, medidas e políticas viradas para estes dois mercados” e o encontro deste sábado “será mais um passo rumo à concretização deste objectivo.
Em discussão no encontro vão estar ainda questões como a retoma dos voos internacionais de e para São Vicente, os contratos de agenciamento com companhias aéreas, a entrada em vigor da taxa de segurança aeroportuária, bem como a isenção de vistos para cidadãos europeus, a gestão de praias, os preços dos bilhetes aéreos interilhas, a definição de circuitos turísticos e os transportes marítimos.
Além das associadas da AAVTCV, participam no encontro, que terá lugar no Hotel Praia Mar, entidades como a Direção Geral do Turismo e Transporte e a Câmara de Turismo de Cabo Verde, a Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), a Direção Geral do Tesouro, Associação do Turismo de Santiago, Associação do Turismo do Maio, Comunidade Cabo-verdiana de Cruzeiros de Santiago, Associação dos Guias de Turismo, e ainda companhias aéreas e comandos das polícias regionais e o comando de trânsito da Praia, entre outras entidades.
Comentários