OS ‘Tubarões Azuis' venceram Eswatini por 1-0 esta tarde e está agora a um ponto de conseguir o apuramento para o CAN 2023. Ryan Mendes foi o autor do golo solitário que coloca Cabo Verde com um pé na maior prova de futebol a nível do continente.
A partida, tal como na jornada anterior, na cisade da Praia, manteve-se a zero durante os 45 minutos, até Ryan Mendes destapar a baliza swazi e abrir o marcador para o combinado cabo-verdiano.
Um solitário mas importantissimo golo que garantiu à equipa treinada pelo antigo internacional Bubista três preciosos pontos, conquistados ainda por cima fora de casa. Vozinha também escreveu o seu nome para a história deste jogo, ao defender uma grande penalidade que poderia sair muito cara às aspirações dos ‘Tubarões Azuis’.
Três pontos assegurados, perfazendo um total pontos conquistados nesta campanha rumo ao CAN 2023, a selecção cabo-verdiana precisa apenas de um ponto para garantir o acesso directo à competição rainha do continente africano - a fase final da edição 2023 do CAN vai ser disputada na Costa do Marfim e deve contar com a participação de 24 selecções africanas. Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021, nos Camarões.
Na próxima ronda, a quinta do presente calendário de jogos, Cabo Verde recebe o líder do grupo, Burkina Faso, e termina com uma deslocação ao Togo.
Cabo Verde ocupa a segunda posição do grupo B de qualificação para o CAN’2023, com 7 pontos, dois abaixo do Burkina Faso que tem nove pontos. O Burkina Faso joga na tarde de hoje, ainda, e pode aumentar a distância para Cabo Verde. Já o Togo tem um ponto e o Eswatini dois pontos. Qualificam-se para a fase final do CAN’2023, previsto para Janeiro de 2024, na Costa do Marfim, as duas primeiras classificadas de cada grupo.
Verja os principais momentos do jogo neste link: https://supersport.com/football/africa-cup-qual/video
Comentários