Assinala-se hoje o Dia Mundial da Rádio
Em Foco

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Rádio

Celebrado anualmente a 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio foi proclamado em 2011 em uma conferência da UNESCO, sendo que o tema deste ano é “Rádio e Inteligência Artificial”, pretendendo incentivar as emissoras a considerarem a IA como uma oportunidade de crescimento e inovação, preservando ao mesmo tempo o calor humano, a confiabilidade e a empatia que o público valoriza.

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro, uma efeméride proclamada, em 2011, na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), através da Resolução 67/124.

Com a celebração da data, pretende-se demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo, um espaço de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino, mas também criando laços de empatia e de calor humano.

Informação acessível e alcançável, assegurando a liberdade de expressão

Pese a desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso a informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade e conseguindo assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo, ainda, a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas.

O tema proposto para este ano é “Rádio e Inteligência Artificial (IA)”, pretendendo-se incentivar as emissoras a considerarem esta tecnologia como uma oportunidade de crescimento e inovação, preservando, ao mesmo tempo, o calor humano, a confiabilidade e a empatia que o público valoriza.

Com a IA, mantendo sempre no centro o critério humano

A rádio encontra-se num momento de transformação em que a IA pode ajudar a fortalecer a sua missão principal: informar, educar e entreter. Ao automatizar tarefas rotineiras — como programação, gravação de voz, atualizações meteorológicas e desportivas, bem como fluxos administrativos de trabalho — as estações de rádio podem libertar as equipas para se concentrarem na criatividade e na conexão.

A IA também permite obter contributos mais aprofundados sobre o público, publicidade mais relevante e experiências de audição personalizadas, bem como ampliar as vozes menos representadas. Ao melhorar a verificação de factos, a validação e a descoberta de arquivos, as ferramentas de IA permitem que a rádio ofereça conteúdo de maior qualidade, mas mantendo sempre no centro o critério humano.

Fonte e imagem: ONU

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.