
Para António Monteiro, os dados sobre a alegada queda do desemprego falseiam a realidade. “Quando analisamos melhor, percebemos que a saída de muitos jovens e trabalhadores para o exterior tem sido também uma das razões para a descida do desemprego”, alertou o deputado democrata-cristão.
Ao intervir no debate parlamentar desta quarta-feira, 11, o deputado da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) António Monteiro considerou que os dados da queda do desemprego, avançados pelo Governo falseiam a realidade.
“Quando analisamos melhor, percebemos que a saída de muitos jovens e trabalhadores para o exterior tem sido também uma das razões para a descida do desemprego”, alertou o deputado da UCID.
António Monteiro apontou, igualmente, a escassez de mão-de-obra qualificada em áreas como a construção civil, a mecânica e transportes, uma situação que, no seu entender, limita a capacidade produtiva e o potencial de crescimento da economia nacional.
O deputado da UCID considerou, ainda, que o crescimento económico de Cabo Verde pode ser mais inclusivo e pediu melhores condições para as empresas, alertando que a emigração jovem tem influenciado a redução do desemprego.
Para António Monteiro, discutir o fomento empresarial, o investimento e a modernização do Estado implica analisar o presente, mas, sobretudo, perspetivar soluções concretas para o futuro do país.
Governo deve garantir ambiente mais favorável ao setor privado
Dirigindo-se ao ministro da tutela, Eurico Monteiro, o parlamentar defendeu que o Governo deve assumir plenamente as responsabilidades na criação de um ambiente mais favorável ao setor privado, sublinhando que as empresas continuam a aguardar melhores condições para contribuir de forma mais expressiva para o desenvolvimento económico.
“As empresas de Cabo Verde continuam à espera de melhores condições para poderem dar uma participação mais forte e mais generosa no desenvolvimento da economia”, afirmou António Monteiro.
Crescimento não se traduz em bem-estar para maioria das famílias
O parlamentar da UCID, embora tenha reconhecido o crescimento económico registado em 2024, estimado em 7,2 porcento (%) pelo Banco de Cabo Verde, considerou que os ganhos ainda não se refletem no bem-estar da maioria das famílias.
Segundo o deputado democrata-cristão, o crescimento poderia ser mais elevado e gerar impactos mais diretos no rendimento das pessoas, sobretudo das camadas mais vulneráveis.
António Monteiro defendeu, por isso, políticas mais eficazes de retenção de quadros, apoio às empresas e medidas que garantam que o crescimento económico chegue de forma mais abrangente às famílias cabo-verdianas.
C/Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários