
A fatia maior, 7 milhões de escudos, é destinada ao carnaval de São Vicente e São Nicolau. O carnaval da Praia conta com um financiamento de 800 contos e mais 2 mil e 400 contos serão distribuídos pelos diversos municípios do país.
Em São Vicente, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) vai disponibilizar um total de 4.800.000 (quatro milhões de escudos cabo-verdianos).
os grupos Monte de Sossego, Cruzeiros do Norte, Flores do Mindelo e Vindos do Oriente receberão mil contos cada.
O Samba Tropical, que não participa da competição mas é já um emblemático grupo das festas do rei momo na ilha, receberá também 800.000,00ECV.
Na ilha de São Nicolau, o grupo Copa Cabana receberá um valor de 900.000,00ECV (novecentos mil escudos cabo-verdianos); Estrela Azul o valor de 650.000,00ECV (seiscentos e cinquenta mil escudos cabo-verdianos) e Brilho de Zona 650.000,00ECV (seiscentos e cinquenta mil escudos cabo-verdianos).
A atribuição de uma quantia maior ao grupo Copa Cabana é explicada pelo MCIC como um incentivo extra pela celebração este ano dos seus 75 anos de existência.
Praia quer maior projeção
Na cidade da Praia o Ministério financia este ano a 100% o valor dos prémios a atribuir no Carnaval. O MCIC pretende assim apoiar o projecto da edilidade praiense de dar uma maior projeção ao carnaval realizado na capital do país.
O ministério justifica ainda a decisão como uma forma de “confirmar a importância que o MCIC atribui à cidade capital do país como um importante centro criativo do país, fato já reconhecido pela UNESCO ao inscrever a cidade como uma das 18 cidades criativas do mundo”.
Neste sentido estão sendo realizadas obras de preparação da Avenida Cidade Lisboa que deverão integrar um conjunto de ações para a projeção do carnaval Praiense nos próximos anos.
Para 2019 o MCIC anuncia a criação de uma linha de apoio direto aos grupos de carnaval da capital do país.
Mais 13 municípios inscritos e selecionados no edital destina ao incentivo ao carnaval, vão dividir uma quantia de 2400 mil contos.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários