A fatia maior, 7 milhões de escudos, é destinada ao carnaval de São Vicente e São Nicolau. O carnaval da Praia conta com um financiamento de 800 contos e mais 2 mil e 400 contos serão distribuídos pelos diversos municípios do país.
Em São Vicente, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) vai disponibilizar um total de 4.800.000 (quatro milhões de escudos cabo-verdianos).
os grupos Monte de Sossego, Cruzeiros do Norte, Flores do Mindelo e Vindos do Oriente receberão mil contos cada.
O Samba Tropical, que não participa da competição mas é já um emblemático grupo das festas do rei momo na ilha, receberá também 800.000,00ECV.
Na ilha de São Nicolau, o grupo Copa Cabana receberá um valor de 900.000,00ECV (novecentos mil escudos cabo-verdianos); Estrela Azul o valor de 650.000,00ECV (seiscentos e cinquenta mil escudos cabo-verdianos) e Brilho de Zona 650.000,00ECV (seiscentos e cinquenta mil escudos cabo-verdianos).
A atribuição de uma quantia maior ao grupo Copa Cabana é explicada pelo MCIC como um incentivo extra pela celebração este ano dos seus 75 anos de existência.
Praia quer maior projeção
Na cidade da Praia o Ministério financia este ano a 100% o valor dos prémios a atribuir no Carnaval. O MCIC pretende assim apoiar o projecto da edilidade praiense de dar uma maior projeção ao carnaval realizado na capital do país.
O ministério justifica ainda a decisão como uma forma de “confirmar a importância que o MCIC atribui à cidade capital do país como um importante centro criativo do país, fato já reconhecido pela UNESCO ao inscrever a cidade como uma das 18 cidades criativas do mundo”.
Neste sentido estão sendo realizadas obras de preparação da Avenida Cidade Lisboa que deverão integrar um conjunto de ações para a projeção do carnaval Praiense nos próximos anos.
Para 2019 o MCIC anuncia a criação de uma linha de apoio direto aos grupos de carnaval da capital do país.
Mais 13 municípios inscritos e selecionados no edital destina ao incentivo ao carnaval, vão dividir uma quantia de 2400 mil contos.
Comentários