31ª edição do Mindelact sobe ao palco de 03 a 08 de novembro
Cultura

31ª edição do Mindelact sobe ao palco de 03 a 08 de novembro

Espetáculos provenientes de dez países, dos quais 90 porcento com entrada gratuita sobem ao palco na primeira semana de novembro, recuperando a alegria dos mindelenses, cuja cidade continua marcada pelos efeitos das chuvas torrenciais de 11 de agosto. Pelas reconhecidas capacidades terapêuticas da arte na saúde mental de todas as pessoas, o Mindelact surge, também, como terapia para a autoestima – segundo a organização, para “levantar a moral” da população. Que assim seja!

A edição deste ano é uma homenagem aos 50 anos da Independência de Cabo Verde e, por essa razão, batizada de Aurora, assinalando o despertar de toda uma Nação, aqui também associada ao renascer de uma cidade devastada pela tempestade Erin, numa feliz e emblemática analogia. Dos dez países presentes no Mindelact, destaque especial para Portugal, Espanha, Brasil, Suíça e Guiné Equatorial.

O Mindelact, pelas reconhecidas capacidades terapêuticas da arte na saúde mental de todas as pessoas, surge, também, como terapia para a autoestima – segundo a organização, para “levantar a moral”, o que na substância é a mesma coisa - de uma população que se ergue dos destroços da cidade e encontra, de novo, motivos para olhar o futuro com capital de esperança.

Academia Jotamonte é o palco principal do Mindelact

Na, também emblemática, Academia Jotamonte subirão ao palco a maior parte dos espetáculos, ao contrário de anos anteriores onde a programação estava centrada no Centro Cultural do Mindelo, agora alvo de obras de recuperação por razão da tempestade de 11 de agosto.

Mas, os mindelenses podem contar com mais palcos espalhados pela cidade, como sejam no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), na Praça Amílcar Cabral, na Praça Dom Luís e na Praça Nhô Roque, com espetáculos de acesso gratuito que acontecem de manhã e de tarde.

Festival não deixa bairros de fora

Os bairros do Mindelo não foram esquecidos pela organização da 31ª edição do Mindelact, com palcos acolher espetáculos de teatro, como é o caso do Centro Juvenil de Ribeira de Craquinha, que acolhe grupos nacionais e internacionais, com entrada livre.

Contadores de histórias marcarão presença em zonas mais afastadas do centro da cidade, como é o caso de Salamansa que acolhe a Teatrolândia, mas também três oficinas de teatro.

A cidade da Praia, mais uma vez, não foi esquecida pela organização, contando com uma extensão do festival que acontece nos dias 03 e 08, incluindo o fantástico espetáculo performativo “Cabral Corpo” dos não menos fantásticos Colectivo Teatral Saaraci e Raiz di Polon.

Pesem as dificuldades do momento, com o país e o mundo centrados na reconstrução de São Vicente, a edição deste ano do Mindelact contou com um orçamento de 11 mil contos, su portado por patrocinadores, um número extraordinário já que, nas edições anteriores, não foi sequer atingido metade deste valor, segundo revelou a organização.

Foto (de arquivo): Mindelact/2023

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.