
O livro “Vida e Obra de Orlando Mascarenhas”, de William Sena Vieira, será lançado a 03 de Dezembro, procurando “resgatar, valorizar e perpetuar” o legado de “uma das figuras mais influentes” do desporto e da sociedade cabo-verdiana.
A apresentação oficial terá lugar na Presidência da República, a partir das 18:00, e ficará a cargo dos jornalistas José Mário Correia e Rosana Almeida.
O livro, prefaciado pelo Presidente da República, José Maria Pereira Neves, reúne relatos, documentos inéditos, testemunhos e análises que permitem reconstruir, com profundidade, o percurso humano e profissional de Orlando Mascarenhas.
Contribuem ainda para a obra personalidades como Pedro Pires, António Correia e Silva, Filomena Fortes e Avelino Bonifácio Lopes, oferecendo diferentes perspetivas sobre a vida, o carácter e a ação do homenageado.
Em entrevista hoje à Inforpress, o autor da obra, William Sena Vieira, explicou que a motivação para escrever a obra surgiu do convívio com Orlando Mascarenhas no Comité Olímpico e da percepção de que ele não era apenas uma figura desportiva, mas “um símbolo nacional”.
“Orlando liderou a Empresa Pública de Abastecimentos (EMPA) durante os anos pós-coloniais, desempenhando um papel crucial na organização do país, sobretudo no combate à fome, e contribuiu significativamente na formação técnica e social de várias gerações em Cabo Verde”, afirmou o autor.
Orlando Mascarenhas também teve destaque no desporto, actuando como presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, treinador e jogador do Sporting da Praia, e presidente da Associação Regional de Futebol, consolidando o seu impacto social e desportivo ao longo de mais de 70 anos de actividade.
Sobre a investigação que fundamentou a biografia, William Sena Vieira explicou que se baseou em entrevistas, pesquisas em jornais antigos como “O Arquipélago”, “Voz di Povo”, “A Nação” e “Expresso das Ilhas”, bem como em documentos de instituições como a EMPA, o Centro de São Jorginho e o Comité Olímpico de Cabo Verde.
O autor espera que a obra seja um legado para a sociedade, permitindo compreender histórias de Cabo Verde desde os anos 60 até aos dias de hoje, e prestigiar o biografado, considerado “uma figura ímpar e unanimemente reconhecida”, sobretudo na cidade da Praia.
Por seu lado, Orlando Mascarenhas, o biografado, afirmou que considera a obra “extremamente importante”, por se tratar da história da sua vida, registada graças ao interesse demonstrado pelo autor, seu grande amigo, que procurou retratar de forma fiel a sua trajetória pessoal e profissional.
“Foi uma oportunidade de revisitar memórias e tentar mostrar a minha contribuição no desporto e na atividade profissional”, declarou.
Orlando Mascarenhas detalhou o seu percurso, que se iniciou como desportista ainda criança, jogando no Platô, Ponta Belém, profissionalmente jogou no Clube da Praia, que se tornou o Sporting da Praia, onde ganhou diversos campeonatos regionais e nacionais.
Foi treinador e presidente da equipa, participou na Associação Regional de Futebol, na Federação Cabo-verdiana de Futebol e atualmente integra o Comité Olímpico de Cabo Verde, presidindo a Academia Olímpica.
Em termos profissionais, Orlando Mascarenhas trabalhou ainda em actividades privadas, na câmara municipal, no Banco Nacional Ultramarino, participou em projetos governamentais de reconstrução nacional, como o Instituto Cabo-verdiano de Solidariedade, entre outros.
Mascarenhas disse ainda que se sente “feliz e satisfeito” por ter podido contar sua história e contribuir para o país, tanto no desporto quanto na esfera profissional.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários