A Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais, “COLMEIA”, inicia uma série de encontros com as famílias de diversos concelhos do Interior de Santiago, que possuem membros com deficiências de várias ordens. O objetivo é identificar as preocupações destas famílias e dar uma resposta mais acentuada sobre a questão.
O primeiro encontro acontece hoje, às 10h, no concelho de São Miguel. De seguida, a associação segue para Santa Cruz no dia 26, Ribeira da Barca, 2 de Setembro, Assomada 9 de Setembro, e finalmente para os concelhos de São Lourenço dos Órgãos e de São Domingos.
Durante estas reuniões, vão ser abordadas questões como a criação de estruturas viradas para os serviços de habilitação e reabilitação com equipas multidisciplinares nos hospitais, centros de saúde ou nos centros de ensino em todo o país, a contratação de recursos humanos nas áreas terapêuticas, bem como a regulamentação das leis que abarcam todas as terapias que ainda não estão cobertas pelo Sistema da Previdência Social.
De acordo com Isabel Moniz, o objectivo destes encontros é “auscultar essas famílias para poder formular as respostar mais acertadas para diversas preocupações e dificuldades, que se tornam maiores no interior da Ilha, e que estão relacionadas com consultas de especialidades, serviços de educação, saúde, proteção social específicos para os deficientes”, explica a presidente da associação.
A Colmeia é uma associação cabo-verdiana que atende famílias com membros que necessitam de cuidados especiais, entre elas, pessoas com Dificuldades Específicas de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, transtornos especificos de linguagem); Deficiências sensoriais (Auditiva e Visual); Deficiências intelectuais (Síndrome de Down); Altas Habilidades Intelectuais e Sobredotados; Transtorno por Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Deficiência Físico-motora, Paralisia Cerebral, Transtornos de Espectro Autista (TEA), Transtorno Global de Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Microcefalia.
Comentários