Os peregrinos cabo-verdianos que vieram à Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorreu de 01 a 06 de Agosto, começam hoje a regressar a Cabo Verde, conforme informação do Secretariado Diocesano da Juventude.
De acordo com o Secretariado Diocesano da Juventude, os peregrinos que têm viagem marcada para o dia 08 de Agosto deverão comparecer no Aeroporto de Lisboa às 12:45 da tarde, mas não avançou o número deste primeiro grupo.
No Aeroporto de Lisboa, até às 15:00 (13:00 em Cabo Verde) a Inforpress conseguiu identificar pelo menos três peregrinos de Cabo Verde que vão viajar no voo de Cabo Verde Airlines (CVA) que chega à Cidade da Praia às 17:50, mas não quiseram prestar declarações.
A Inforpress também tentou falar com algum responsável pela delegação cabo-verdiana, para saber sobre o número de jovens que iam viajar hoje e até que dia estarão todos em Cabo Verde, mas sem sucesso.
De Cabo Verde, viajaram mais de 900 jovens para participarem na JMJ Lisboa 2023, mas no início da jornada, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal comunicou que quase 195 peregrinos não compareceram na Diocese Leiria-Fátima, em cujas actividades estavam inscritos, sendo 168 cabo-verdianos e 27 angolanos.
De acordo com o SEF, não comparecendo nos locais onde deveriam estar para as actividades da JMJ, não significa que os mesmos não estejam autorizados para permanecerem no território, porque as pessoas têm um período de permanência autorizada concedida através do visto.
“Agora estamos a tomar nota dessas ocorrências, a registar e a perceber quem são elas e numa segunda fase, se assim entenderem as autoridades, teremos que entrar em contacto e pedir o apoio das autoridades diplomáticas dos países de origem. Certamente que é uma das medidas que podem ser equacionadas”, frisou.
Na altura, a representação da delegação de Cabo Verde na JMJ reagiu, assegurando que não corresponde à verdade de que os peregrinos cabo-verdianos estavam desaparecidos, porque não era obrigatório participarem nas actividades da pré-jornada e que alguns ficaram em casa de amigos e familiares.
Neste momento, com visto válido, conforme o SEF, os cabo-verdianos têm autorização de permanecerem no território português até que este expire.
A JMJ, sob o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, decorreu em Lisboa, Loures, Fátima e Oeiras com a presença do Papa Francisco e contou com a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos que decorreram no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, segundo a organização.
A jornada, instituída pelo Papa João Paulo II, em 1985, terá a próxima edição em 2027 em Seul e é considerada o maior acontecimento da Igreja Católica.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários