Jorge Carlos Fonseca não descarta regresso à vida política
Política

Jorge Carlos Fonseca não descarta regresso à vida política

O ex-presidente reiterou não ter intenções de ser candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. “Não está na minha cabeça e nos meus horizontes voltar a ser candidato”, disse Jorge Carlos Fonseca que, no entanto, não descartou a possibilidade de regressar à vida política: “na política não é prudente dizermos nunca mais”.

O ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca reiterou esta quarta-feira, 07, não estar na sua cabeça e nos seus horizontes uma candidatura presidencial em 2026, após cumprir dois mandatos (de 2011 a 2021) e sair de funções com uma “avaliação elevadíssima” dos cabo-verdianos.

“Neste momento, posso ser candidato de acordo com a Constituição Cabo-verdiana, mas não está na minha cabeça e nos meus horizontes voltar a ser candidato, disse Jorge Carlos Fonseca aos jornalistas, em Lisboa (Portugal), à margem da apresentação do seu livro “O erro em direito penal, em especial no direito penal cabo-verdiano”.

De todo o modo, o ex-presidente não descartou a possibilidade de regressar à vida política, porquanto “na política não é prudente dizermos nunca mais”, afirmou Jorge Carlos Fonseca.

O também jurista e escritor, de 75 anos, disse estar satisfeito com os 10 anos da sua presidência que, segundo alega e de acordo com estudos de empresas independentes, teve uma avaliação popular elevadíssima, correspondente a uma média de 90 porcento (%), que considerou um caso raro em democracia.

“Portanto, sinto-me satisfeito e continuo a sentir o calor dos cabo-verdianos por onde passo (…). Sinto-me bem como estou e, neste momento, estou apostado em continuar a trabalhar pela cultura da liberdade e da democracia em Cabo Verde e, se possível, fazê-lo também no continente africano, África Ocidental e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, enfatizou o anterior chefe de Estado cabo-verdiano.

C/Inforpress
Foto: Facebook/JCF

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • mrvadaz vaz, 8 de Jan de 2026

      Não sei se terá a mesma sorte que o Zemas lhe deu nas eleições passadas.

      Responder


    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.