• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Janira eleita vice-presidente da Internacional Socialista (actualizado)
Política

Janira eleita vice-presidente da Internacional Socialista (actualizado)

É a primeira vez que o PAICV assume tão alto cargo dentro da maior organização dos partidos socialistas do mundo. A eleição aconteceu no passado dia 12, em Nova Iorque, EUA.

A Presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, foi eleita vice-presidente da Internacional Socialista durante a reunião do Conselho desta organização, que se reuniu nos dias 11 e 12 de Julho na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, pela primeira vez desde o XXV Congresso realizado em Março.

A eleição da política cabo-verdiana, segundo a IS, seguiu o princípio da paridade do género e equilíbrio regional, conforme recomendações saídas do Congresso de Março. Junatmente com Janira Hopffer Almada, o Conselho da IS elegeu também Shazia Marri do PPP, partido socialista paquistanês, e Bokary Treta do RPM, do Malí.

A líder tambarina passa, assim, a fazer parte do grupo de 31 membros que compõem a direcção da internacionalista socialista, organização presidida neste momento pelo grego George Papandreau. O “Presidium” da IS, como é chamado o clube dos 31 vice-presidentes oriundos do movimento socialista de todas as regiões do mundo, integra por exemplo Julião Mateus Paulo (anterior secretário-geral do MPLA), Carlos César (líder da bancada parlamentar do PS, Portugal), Elio di Rupo (antigo chefe de Governo da Bélgica) Carlos Lupi (ex-ministro do Trabalho e do Emprego dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff no Brasil) ou Maria Isabel Allende (presidente do Senado do Chile).

A reunião dos dias 11 e 12 de Julho debruçou-se sobre o reforço do multilateralismo, a reafirmação dos valores sociais democratas e a defesa a democracia.

Em comunicado, o PAICV reagiu a esta eleição, observando que trata-se de “um grande reconhecimento ao País e ao Partido, em que muito contribuíram o facto de JHA ser das poucas Mulheres, em geral, e em África, em particular, a assumir a Liderança de um Partido histórico, e resulta como o culminar de um percurso que leva o PAICV a ser reconhecido como um grande Partido Político em África, e de reconhecimento mundial, o que também reforça as suas grandes responsabildiades”.

"Este é, inequivocamente, um ganho extraordinário para Cabo Verde, para o PAICV e para a Líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, pois que essa Eleição representa a ascensão ao mais elevado Cargo alguma vez ocupado por um Partido Político em Cabo Verde, na arena internacional, e também o mais elevado Cargo que o PAICV já conseguiu, a nível mundial, no seu longo percurso na Internacional Socialista", sublinha a nota.

A Internacional Socialista é uma organização de Partidos Sociais-Democratas, Socialistas e Trabalhistas que existe, no seu atual figurino, desde 1951. A Internacional Socialista integra, atualmente, 150 partidos, de mais de 100 países, de todos os Continentes.

O PAICV foi admitido, na Internacional Socialista, no Congresso de Berlim, em 1992, com forte apoio de grandes Partidos Políticos da Internacional Socialista, como o Partido Socialista Francês, o Partido Socialista Português e o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), e com um grande empenhamento do então Presidente do Partido, Comandante Pedro Pires.

Nos anos 90, o PAICV foi um Partido activo no Comité Económico e Social da Internacional Socialista, então dirigido pelo atual Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que teve um papel decisivo na influenciação da Administração Americana de Clinton, para a aprovação do que viria a ser o Programa de Cooperação Internacional, conhecido mais tarde por Millenium Challenge Account.

O PAICV já assumiu a Vice-Presidência do Comité África da Internacional Socialista, e organizou várias reuniões desse Comité em Cabo Verde, trazendo Líderes Africanos e Mundiais ao nosso País, o que muito contribuiu para reforçar a imagem positiva de Cabo Verde e o prestígio do PAICV na cena internacional.

O PAICV já foi, também, eleito para o mais exigente Comité da Internacional Socialista, que é o Comité de Ética, que decide sobre as adesões e exclusões da Família Socialista Internacional.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação