
O Governo prevê substituir ao longo dos próximos 10 anos todos os veículos automóveis da Administração Pública por veículos 100% elétricos, segundo informação do executivo.
Numa nota sobre a aposta nas energias renováveis, divulgada esta quarta-feira, 19, o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva aponta a meta, em termos de mobilidade elétrica, de “substituir, nos próximos 10 anos, todos os veículos da Administração Pública por veículos 100% elétricos”.
“Para isso criou-se incentivos fiscais e aduaneiros, quer na lei do Orçamento, quer na pauta aduaneira, para a importação dos veículos”, sublinha o Governo.
Globalmente, segundo dados da Direção-Geral de Viação e Segurança Rodoviária, o parque automóvel de Cabo Verde - do Estado e de privados -, passou de 34.838 veículos em 2005 para 72.455 em 2018, a um ritmo médio de crescimento anual de 5,4%.
Esta semana, de visita ao Sal, o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, sublinhou que aquela ilha tem sido um exemplo do processo da mobilidade elétrica, tendo em conta o objetivo governamental de “descarbonizar completamente o transporte em termos de veículos [públicos e privados]”, em Cabo Verde, até 2050.
Naquela ilha, a mais turística de Cabo Verde e na qual mais de um quarto da energia consumida tem origem em fontes renováveis, nomeadamente solar fotovoltaica, vai ainda avançar este ano a instalação de uma bateria de armazenamento, com capacidade de 1 Megawatt (MW).
O objectivo é recorrer no período noturno, na rede pública, à energia produzida durante o dia através de centrais solares, armazenada na bateria, de acordo com aquele ministério.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários