
De visita a Santa Cruz, o presidente do PAICV defendeu este domingo a criação de um banco ao serviço dos agricultores e da indústria agroalimentar, para facilitar o acesso ao financiamento em condições bonificadas, permitindo a transformação da agricultura familiar numa agricultura mais produtiva e orientada para o mercado. Francisco Carvalho apelou ao voto consciente e criticou os dez anos de governação do MpD, que classificou como de “falhanço total” e abandono da região Norte de Santiago.
O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) esteve este domingo, 11, em Santa Cruz, tendo afirmado que o município e Santiago Norte “foram abandonadas” nos últimos anos e defendendo a necessidade urgente de projetos estruturantes para impulsionar o desenvolvimento e melhorar as condições de vida das populações.
Segundo Francisco Carvalho, Santa Cruz chegou a ter “projetos extraordinários e de fundo” que acabaram por ser descontinuados, o que, em seu entender, contribuiu para o atual cenário de estagnação. E, para inverter esta realidade, o líder do PAICV garantiu ter projetos concretos não só para Santa Cruz e Santiago Norte, mas para todo o país.

Mobilização de água, desenvolvimento da indústria agroalimentar, fortalecimento do setor primário
Entre as prioridades apontadas para Santa Cruz e para a região, Francisco Carvalho destacou a mobilização de água, considerando-a fundamental para o desenvolvimento agrícola. E defendeu a realização de furos, a rentabilização das barragens e a construção de cisternas familiares, de forma a garantir água para a produção e para o consumo das populações.
Outro eixo central das suas propostas passa pelo desenvolvimento da indústria agroalimentar, apostando no fortalecimento do setor primário, nomeadamente a agricultura, a pesca e a criação de animais, como forma de gerar emprego, rendimento e retirar as pessoas da pobreza.

Um banco ao serviço dos agricultores e melhoria das ligações rodoviárias
O líder do PAICV propõe, ainda, a criação de um banco ao serviço dos agricultores e da indústria agroalimentar, com o objetivo de facilitar o acesso ao financiamento em condições bonificadas, permitindo a transformação da agricultura familiar numa agricultura mais produtiva e orientada para o mercado.
Por fim, Francisco Carvalho defendeu a melhoria das ligações rodoviárias entre os municípios de Santiago Norte, sublinhando a importância das estradas para escoar a produção agrícola e garantir o acesso dos produtores aos mercados.
Deixando uma uma mensagem de mobilização à população, o líder do PAICV apelou ao voto consciente nas próximas eleições legislativas e criticou os dez anos de governação do Movimento para a Democracia (MpD), que classificou como de “falhanço total” e abandono da região Norte de Santiago.
Francisco Carvalho reiterou, por isso, o compromisso do seu partido em estar próximo do povo e trabalhar para um país mais desenvolvido e com rendimento para todas as famílias, de modo a constituir um "Cabo Verde para todos".
C/Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários