Uni-CV: Sete candidatos a reitor vão a votos a 28 de janeiro
Sociedade

Uni-CV: Sete candidatos a reitor vão a votos a 28 de janeiro

Professores, funcionários e estudantes vão escolher dia 28 o próximo reitor da Universidade de Cabo Verde. A campanha eleitoral começa hoje com sete candidatos em disputa, cinco homens e duas mulheres: Lourdes Gonçalves, Odair Varela, João Cardoso, Crisanto Barros, Jorge Tavares, Felisberto Mendes e Astrigilda Silveira vão estar na “estrada” até 26 de janeiro, o dia em que encerra a campanha eleitoral.

A campanha eleitoral começa esta segunda-feira, 12, rumo ao dia do sufrágio a 28 de janeiro. E nunca umas eleições para reitor tiveram tantos candidatos: são sete, cinco homens e duas mulheres. Outra curiosidade: é a primeira vez que um reitor não se recandidata, como é o caso de Arlindo Barreto.

Lourdes Gonçalves, Odair Varela, João Cardoso, Crisanto Barros, Jorge Tavares, Felisberto Mendes e Astrigilda Silveira são os candidatos que vão estar na “estrada” até 26 de janeiro - o dia em que encerra a campanha eleitoral - para convencer professores, funcionários e estudantes. Destes, Lourdes Gonçalves e Odair Varela são reincidentes, já que foram candidatos nas últimas eleições, em 2022.

Segundo nota publicada pela Comissão Eleitoral da Uni-CV, presidida por Silvino Lopes Évora, o reitor será escolhido por um colégio eleitoral composto por docentes doutorados com, pelo menos, dois anos de serviço prestado a tempo inteiro na universidade; outros docentes com, pelo menos, dois anos de serviço prestado a tempo inteiro; funcionários com, pelo menos, dois anos de serviço prestado a tempo inteiro, com contrato válido no ano letivo em que se realizam as eleições; e estudantes com mais de um ano de frequência e situação académica regularizada.

Candidatos já estão no terreno

Os sete candidatos já estão no terreno há algumas semanas, tendo Lourdes Gonçalves dado o “pontapé” de saída da pré-campanha, mas todos eles já têm páginas oficiais, slogans e propostas publicadas.

Os slogans de todos os candidatos andam em torno de algumas referências comuns, principalmente inovar e transformar. Lourdes Gonçalves tem como slogan de campanha “Renovar, inovar, humanizar”; Odair Varela "Por uma universidade que te reconhece e te representa"; João Cardoso “Compromisso, empreendedorismo e resiliência”; Crisanto Barros “Uni-CV, agora é a tua vez! União e integração”; Jorge Tavares “Liderança com diálogo, inovação e inclusão”; Astrigilda Silveira “Unir para transformar”; e Felisberto Mendes “Vamos conseguir: renovar com união, transparência e esperança”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.