• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CNE volta atrás na decisão de mandar retirar outdoor de Kalu na Cidade da Praia
Política

CNE volta atrás na decisão de mandar retirar outdoor de Kalu na Cidade da Praia

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deliberou na quarta-feira suspender a execução da deliberação que manda notificar a candidatura presidencial de Carlos Veiga para remover voluntariamente um material de propaganda gráfica colocado na rotunda de Sucupira, na Avenida Cidade de Lisboa, num prazo não superior a 12 horas, até “ao cabal esclarecimento da Câmara Municipal da Praia sobre o ocorrido”.

Segundo uma nota da CNE, após identificação das partes da deliberação, recebeu da candidatura de Carlos Veiga uma cópia da ata da Câmara Municipal da Praia, referente à distribuição de espaços especiais efectuada no dia 27 de Setembro.

Deste novo elemento junto aos autos, diz a que resulta demostrando, “com relevância” que as rotundas foram repartidas e distribuídas de acordo com o Código Eleitoral e que o espaço objecto da queixa (Retunda de Sucupira) foi distribuído, por sorteio, à candidatura de Carlos Veiga.

Além de suspender a primeira deliberação, a CNE notificou ainda a Câmara Municipal da Praia para esclarecer sobre o processo num prazo máximo não inferior a 12 horas, considerando a distribuição efectuada.

Foi ainda notificada a candidatura de José Maria Neves, enquanto queixosa.

Recorde-se que na base da primeira decisão está uma queixa apresentada pela candidatura de José Maria Neves, alegando a presença de propaganda de candidatura fora do quadro legal e sorteio.

Na sequência, disse a CNE que recebeu da Câmara Municipal da Praia um processo em que diz que o espaço em questão não foi distribuído às candidaturas pela autarquia capitalina, relembrando que na cidade da Praia é proibida a afixação de propaganda gráfica nas estradas e que o outdoor, nas condições em que foi colocado, condicionam a visibilidade dos condutores.

Partilhe esta notícia