Putin nomeia ex-procuradora-geral da Crimeia como embaixadora da Rússia em Cabo Verde. Ucrânia acusa-a de traição: “não há como fugir, mesmo em África”
Outros Mundos

Putin nomeia ex-procuradora-geral da Crimeia como embaixadora da Rússia em Cabo Verde. Ucrânia acusa-a de traição: “não há como fugir, mesmo em África”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, nomeou ontem, 14, Natália Poklonskaia como a nova embaixadora russa em Cabo Verde. Só que a diplomata é natural da Crimeia, região ucraniana que a Rússia quer anexar, e o governo de Kiev não perdeu tempo para a considerar traidora e lançar uma velada ameaça: “não há como fugir, mesmo em África”.

O decreto que nomeia Natália Poklonskaia, actual vice-presidente do sétimo Comitê de Relações Exteriores da Duma de Estado (câmara dos deputados na Rússia), foi publicado no diário oficial de actos jurídicos esta quarta-feira,13. De imediato, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Oleg Mykolenko, emitiu uma declaração na qual recorda que Poklonskaya, que era procuradora-geral na Crimeia, é uma fugitiva procurada pelas autoridades judiciais do seu país natal por vários crimes de traição contra o Estado ucraniano.

“A antiga procuradora geral da Crimeia é procurada por traição contra o nosso Estado”, referiu Mykolenko, acrescentando que a diplomata nomeada ontem para representar a Rússia em Cabo Verde, “está sob sanções da Ucrânia, União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Japão. Não há como fugir, mesmo em África”, advertiu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, citado pelo site RT.com.

Poklonskaya, que deixou a Ucrânia em 2014, ganhou notoriedade por causa da sua posição pró-Moscovo durante a tentativa da Rússia para anexar a Crimeia, região que faz parte do território ucraniano.

A sua fuga para a Rússia, onde acabaria por conquistar posições de relevo junto de Governo de Vladimir Putin, irritou ainda mais o Executivo de Kiev que a acusa de traição contra o Estado.

No governo russo, Poklonskaia já actuou como vice-presidente do 7º Comitê de Relações Exteriores da Duma e procuradora-geral da República Autônoma da Crimeia. 

“Estou recolhendo os documentos necessários, materiais para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, aí [terei] uma reunião com o ex-embaixador. Depois irei para o país anfitrião, vou me reunir com os funcionários, a liderança do país, vamos trabalhar fortalecendo as relações”, disse a nova embaixadora ao site Russia Beyond, acrescentando que a nomeação é motivo de grande honra e orgulho.

“Agradeço ao nosso presidente e farei tudo o que depender de mim para corresponder às expectativas, representar o nosso país em Cabo Verde no nível adequado. (...) Os nossos diplomatas são especialistas de alto nível, fico impressionada com suas habilidades e procuro adotar as melhores práticas. É diferente na diplomacia, é preciso ter paciência”, continuou Poklonskaia em declarações ao mesmo órgão.

Também esta quarta foi publicado um decreto destituindo Vladímir Sokolenko do cargo de embaixador da Rússia em Cabo Verde.

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.