Departamento de Justiça deixa cair principal acusação contra Maduro
Outros Mundos

Departamento de Justiça deixa cair principal acusação contra Maduro

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América modificou a acusação contra Nicolás Maduro, deixando de o classificar como chefe do “Cartel de Los Solos”. A justiça norte-americana admite, agora, que o termo é uma designação genérica para uma rede difusa de oficiais corruptos, e não uma organização de facto, como havia sido avançado pela Casa Branca.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) modificou a acusação contra Nicolás Maduro, deixando de o classificar como chefe do “Cartel de Los Soles”.

No entanto, na nova denúncia, Maduro é descrito como beneficiário de um esquema de corrupção estatal, que alegadamente utilizaria o tráfico de estupefacientes para o enriquecimento ilícito. Uma tese que, segundo fontes judiciais norte-americanas, é vista como “um expediente para a acusação não perder completamente a face”. É que, a construção de “utilização do tráfico para enriquecimento”, é de tal modo genérica que dificilmente se aguentará em tribunal.

Esta revisão da acusação altera, também, a definição do suposto “Cartel de Los Soles”, com a justiça norte-americana a admitir, agora, que o termo é “uma designação genérica para uma rede difusa de oficiais corruptos, e não uma organização centralizada”. Aliás, a menção ao nome do suposto cartel foi reduzida, de mais de 30 para apenas duas menções.

Apesar da mudança judicial, a retórica política permanece

Apesar da mudança no plano judicial, a retórica política permanece a mesma, com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, persistindo na tese que apresenta Nicolás Maduro como chefe do ilusório cartel.

Agora, a nova acusação também tenta associar o líder venezuelano ao gangue prisional “Tren de Aragua”, uma ligação que vários analistas e juristas norte-americanos consideram ter “motivações políticas”, já que “desprovida de provas concretas”.

De todo o modo, a situação legal de Nicolás Maduro mantém-se, já que responde, ainda, por outras acusações: conspiração para narcoterrorismo, tráfico de cocaína e posse de armamento pesado. Mas, esta última não deixa de ser de algum modo bizarra, porque está sustentada no período em que Maduro foi ministro da Defesa do governo do já falecido presidente Hugo Chavez e, por tal, tinha acesso a armamento pesado.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.