Bolsonaro atrás das grades
Outros Mundos

Bolsonaro atrás das grades

O ex-presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro, foi preso preventivamente às primeiras horas deste sábado por ordem do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma medida cautelar, não ainda do cumprimento efetivo da pena de 27 anos a que foi condenado em 11 de setembro, por tentativa de golpe de Estado. Na origem da prisão preventiva está o risco de fuga.

A pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) deteve preventivamente, às primeiras horas deste sábado, 22, o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Sem a comunicação social atrás, sem qualquer espetáculo, a PF efetuou a prisão e só após a operação tornou pública a informação.

“A Polícia Federal cumpriu neste sábado em Brasília/DF um mandado de prisão preventiva em cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal”, pode ler-se no lacónico comunicado da PF.

Risco de fuga

O relator do processo em que Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão no Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, entendeu haver o risco de o ex-presidente fugir do país.

O ministro (juiz) do STF decretou a prisão preventiva a pedido da Polícia Federal, após ter sido detetado que, por volta da meia noite de ontem, a tornozeleira eletrónica de Bolsonaro havia sido violada.

O ex-presidente foi remetido para uma sala da Superintendência da PF, onde passa a cumprir a prisão preventiva, pelo menos até à decretação do cumprimento efetivo da pena. O ex-presidente já se encontrava em prisão domiciliária, na sua residência, desde agosto último.

Na ordem de prisão preventiva, Alexandre de Morais determinou que a operação fosse efetuada ao início da manhã de hoje, “observando que a medida deverá ser cumprida com todo o respeito à dignidade do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição mediática”, pode ler-se no mandado remetido à PF.

Fonte: Imprensa brasileira
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.