• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Morreu Amaro da Luz
Sociedade

Morreu Amaro da Luz

Faleceu esta sexta-feira, 4, aos 85 anos, o economista Amaro da Luz, o primeiro ministro das Finanças do Cabo Verde independente, entre 1975 e 1977, e um dos históricos deste arquipélago. O funeral acontece esta sexta-feira, às 17h00, no cemitério da Várzea, na cidade da Praia.

Amaro da Luz estava há cerca de uma semana internado no Hospital Agostinho Neto, acabando entretanto por falecer esta manhã, aos 85 anos de idade. Em 2014, foi um dos 12 governantes do Governo da primeira República condecorados por José Maria Neves, então primeiro-ministro, pelo seu o "árduo trabalho" então feito no quadro da construção nacional, numa altura em que muitos consideravam Cabo Verde um país inviável.

Antigo combatente da Liberdade da Pátria, Amaro da Luz é uma figura incontornável de Cabo Verde, tendo inclusive participado, juntamente com Pedro Pires e José Luis Fernandes, nas célebres negociações com Mário Soares e Almeida Santos, para a independência de Cabo Verde, ocorrido em Londres, conforme retratado no livro "Os Bastidores da Independência". de José Vicente Lopes.

Amaro Alexandre da Luz, é natural da ilha de Santo Antão. Licenciou-se em Economia, em Portugal, tendo depois regressado a Cabo Verde para ingressar no quadros técnico do Banco Nacional Ultramarino (BNU).

Era quadro do Banco de Cabo Verde (BCV), onde foi Governador até 1990. Antes, porém, foi Ministro das Finanças de Cabo Verde (1975-1977) e embaixador de Cabo Verde nas Nações Unidas (1977-1984).

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação